Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - PAULO ROBERTO VIDIGAL
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - FEI-SÃO PAULO
2 - RODRIGO LIMA DE MELO
Universidade Cidade de São Paulo UNICID - BERTIOGA Responsável pela submissão
3 - Luiz Carlos Vidigal
-
4 - Mirian Mazini Rodrigues
Universidade Paulista - UNIP - Bacelar
5 - Aristides Faria Lopes dos Santos
- Universidade Anhembi Morumbi

Reumo

Ao longo da história humana, a migração e o clima sempre estiveram interligados. Agora, na era contemporânea, os impactos da crise climática provocada pelo homem devem alterar extensivamente os padrões de assentamentos humanos. Segundo a chefe da divisão de Migração, Meio Ambiente e Mudança Climática da Organização Internacional para as Migrações (OIM), estamos vivendo em uma era em que eventos catastróficos relacionados ao clima estão ligados à atividade humana, e que provavelmente terão grande impacto sobre a maneira com a qual decidimos migrar e assentar.
No cenário que nos deparamos em razão do desenvolvimento sustentável e utilização consciente dos recursos naturais, se justifica a pesquisa realizada, abordando o seguinte problema de pesquisa: qual o nível de participação das pessoas em questões que visam o desenvolvimento sustentável? O objetivo é utilizar o modelo de desenvolvimento de competências sustentáveis, baseado nos seguintes fatores: foco no pensamento sistêmico; preventiva, estratégica, normativa e interpessoal.Foram elaboradas cinco questões, respondidas por vinte e cinco pessoas, utilizando a escala Likert de 1 a 07.
A formação da competência essencial ou transformadora depende do acúmulo de um amplo conjunto de competências e são desenvolvidas ao longo de muitos anos, num processo de aprendizagem que não é facilmente imitado (HUNT e MORGAN, 1995). Assim, desenvolvendo competências, os indivíduos, grupos e organizações serão capazes de gerar valores positivos para a sociedade (FLEURY e FLEURY, 2004). Para o desenvolvimento de competências voltadas para à sustentabilidade nas organizações, implica em muitos casos na revisão dos modelos de gestão e condução dos negócios (ALMEIDA, 2.007).
Para tanto, este trabalho adotou a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva por meio de estudo de caso (YIN, 2010), que envolve o estudo de um ambiente contemporâneo, no qual o desenvolvimento sustentável é um tema de extrema importância. A coleta de dados foi feita de duas formas: (1) bibliográfica; e (2) questionário composto de cinco questões, por meio de endereço eletrônico. A análise das informações foi feita com base na técnica de “Análise de Conteúdo”, (BARDIN, 1977) orientada pelos conceitos do modelo teórico.
Pode-se observar que a competência que precisa ser mais trabalhada é a normativa que está em 43% no que se refere ao nível de percepção nos últimos 05 anos (2015 - 2019), cujas competências têm como base o conhecimento normativo adquirido, conceitos sobre justiça, ética, valores e princípios sociais e ecológicos. Análise de cenário futuro, levando-se em consideração questões relativas à resolução de problemas sobre sustentabilidade. Deve-se levar em consideração habilidades criativas e construtivas. Apresentando 65% de participação em participação em projetos de preservação ambiental.
Demonstra que a sociedade está carente quanto ao papel regulatório que o governo estabelece diante aos crimes ambientais, que são televisionados, como as catástrofes de Marina, com o rompimento das barragens e a falta de atuação e punição quanto aos aspectos causadores e prestação de contas para a sociedade. É perceptível que as pessoas em suas comunidades estão conscientes que a suas participações são fundamentais até como fator de pressão para a conscientização de preservação da natureza e cuidados quanto ao desenvolvimento sustentável.
ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. AUTIO, E. et al. Entrepreneurial innovation: the importance of context. Research Policy, v. 43, p. 1097-1108, 2014. BRUNSTEIN, J.; SCARTEZINI, V. N.; RODRIGUES, A. L. Sustentabilidade na educação corporativa e o desenvolvimento de competências societais. Revista O&S, v. 19, n. 63, p. 583-598, 2012. FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 44-57, jan./mar. 2004.