Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: o caso de uma empresa maranhense de sucesso
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - STÊNIO LIMA RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Universidade Federal do Piauí Responsável pela submissão
2 - Ana Carla Cavalcante das Chagas
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Administração
3 - João Vitor de Oliveira Sousa
- Universidade Federal do Piauí
4 - Gerliane Maia Costa
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC-PPAC

Reumo

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) afetam de forma significativa a sociedade em geral, uma vez que empregam um grande número de pessoas e são responsáveis por uma parcela significativa do produto interno bruto na maioria dos países. Segundo Martins (2011) é fundamental que as MPEs se adaptem e tornem-se cada vez mais sustentáveis e competitivas no mercado.
Considerando a importância da temática sustentabilidade na atualidade, foi definida a seguinte questão de pesquisa: que aspectos são relevantes para a adoção de práticas sustentáveis de sucesso em uma Micro Empresa? Para a solução desta questão, foi definido o seguinte objetivo neste estudo: identificar os aspectos chaves da adoção de práticas sustentáveis de sucesso em uma micro empresa
Definido inicialmente Elkington(1992), em termos mais simples, a teoria do Triple Bottom Line (3BL) ou conceito do tripé da sustentabilidade é o resultado de três dimensões: Econômica (lucro), Humana (social) e. Ambiental (conservação dos recursos naturais). Com base nas três dimensões para uma organização ser sustentável deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável. Esse modelo de mudança social parte da ideia de que as organizações devem medir o valor que geram ou o que destroem considerando essas dimensões: econômica, social e ambiental.
As MPEs afetam de forma significativa a sociedade em geral, uma vez que empregam um grande número de pessoas e são responsáveis por uma parcela significativa do produto interno bruto na maioria dos países. Segundo Martins (2011) é fundamental que as MPEs se adaptem e tornem-se cada vez mais sustentáveis e competitivas no mercado. Foi desenvolvido um questionário semiestruturado com base na teoria Triple Bottom Line de Elkington (2004) que foi aplicado por meio de uma entrevista com os responsáveis pela organização, os dados foram organizados por meio da técnica análise de conteúdo.
A principal vantagem competitiva adquirida no período de implantação da sustentabilidade na empresa foi o processo de certificação PROCEM e o Prêmio MPE Brasil que tornou a empresa mais visível no mercado local e regional. O selo do PROCEM proporcionou também um aumento do número de estudantes, pois a empresa fechou uma parceria com a multinacional Suzano que possui em sua política o atendimento de empresas certificadas. Mesmo diante do cenário instável de crise econômica atual no Brasil, os empresários da XOK English acreditam que estão no caminho certo e possuem boas expectativas.
Conclui-se que a XOK além de ser uma empresa de sucesso (pois conseguiu sobreviver e evoluir significativamente no mercado nos últimos 15 anos) é uma empresa que está preocupada com a sustentabilidade empresarial e que essa preocupação faz parte de suas estratégias e planos organizacionais.
WCED. World Comission on Environment and Development. Our Commom Future. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987. MIKHAILOVA, I. SUSTENTABILIDADE: EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E OS PROBLEMAS DA MENSURAÇÃO PRÁTICA. Revista Economia e Desenvolvimento, n° 16,p. 1-20, 2004. ELKINGTON, J. Enter the Triple Bottom Line, in A Henriquesand J Richardson (Eds.) The Triple Bottom Line, Does It All Add Up? Assessing the Sustainability of Business and CSR, Earthscan, pp. 1-16, 2004.