Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Suelen Geíse Telocken
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós- graduação em Administração UFSM Responsável pela submissão
2 - Marcelo Trevisan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Lauder et al (2006) apontam que a educação é uma ferramenta importante para a preparação de indivíduos para uma sociedade sustentável. Segundo Hesselink, Kempen e Wals (2000), a perspectiva educacional traz as noções de aprendizagem individual, pedagogia e emancipação.Evidencia-se em estudos que a sustentabilidade em universidades, muitas vezes, parte de iniciativas particulares, motivadas por professores ou interessados no assunto ficando restrito a estas pessoas e seu grupo de aproximação (THOMAS; HERGARTY; HOLDSWORTH, 2012; MARQUES, 2016).
Dado esse contexto, o presente trabalho pretende evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica. O problema de pesquisa a ser investigado é quais os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade em universidades comunitárias sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica por meio da gestão estratégica?
A gestão estratégica praticada em universidades brasileiras tem sido associada, em geral, à chegada de um novo reitor ou de uma nova administração (pró-reitorias), e sua prática está quase sempre associada à elaboração de um plano estratégico. (MEYER JR. PASCUCCI E MANGOLIN, 2012). Para uma inserção da sustentabilidade mais efetiva em universidades evidencia-se quatro diferentes dimensões operacionais que estão interligadas e são interdependentes no processo de mudança e adaptação das instituições de ensino, sendo elas: contextual, organizacional, curricular e pedagógica (KURUCZ, COLBERT E MAR
Pesquisa qualitativa realizada em universidades comunitárias do RS, aplicou-se questionário para 11 instituições e entrevista com 5 reitores mais a presidência do consorcio de universidade do estado. Roteiro baseado na estrutura analítica de Figueiró, 2015.
Na dimensão contextual é possível identificar a preocupação com o SINAES e o protagonismo dessas universidades introduzir a temática sustentabilidade para seu alunos e sociedade. Na dimensão organizacional a sustentabilidade insere-se por meio da construção do PDI embasado na sustentabilidade e busca pela mudança cultural.Na dimensão curricular, destacam-se os seguintes elementos a busca por tranversalizar a sustentabilidade e na dimensão pedagógica o fomento a utilização de metodologias ativas.
Percebe-se que as universidades comunitárias tem ampla preocupação com a temática sustentabilidade, buscam estar atualizados em relação ao tema e repassar a seus alunos por meio de projetos de pesquisa e extensão e no ensino. Porém, uma vez que a sociedade está em pleno desenvolvimento, e os recursos são limitados, e essas mesmas universidades tendem a continuar o desenvolvimento da temática sustentabilidade, a fim de acompanhar e corroborar barra o desenvolvimento sustentável da sociedade.
BARBIERI, J. C. e SILVA D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista ADM. MACKENZIE, V. 12, N. 3, maio/jun. 2011. FIGUEIRÓ, P. S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: Proposta de uma estrutura analítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E; ARRUDA, M. P Educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online)