Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE A ECO-INOVAÇÃO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL, A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E O CONSUMO SUSTENTÁVEL
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Faculdade Meridional IMED Responsável pela submissão
2 - Iuri Gavronski
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - PPGA
3 - Mateus Luan Dellarmelin
Faculdade Meridional - IMED Business School

Reumo

Cada vez mais, se torna de suma importância, o desenvolvimento de alternativas sustentáveis de consumo, a primar pela consciência ambiental e a responsabilidade social do consumidor, através de um movimento que atenda e gere novas formas de consumo sustentável com base em uma eco-inovação. Neste aspecto, faz-se necessário ampliar a educação e a conscientização ambiental, focalizadas em direção a um novo sistema ecológico. Para isso, compreender a relação entre eco-inovação com a responsabilidade social, a consciência ambiental e o consumo sustentável são essenciais para gerar contributos.
Interessa-nos compreender as relações entre a Eco-inovação (EI), com a Consciência Ambiental (CA), a Responsabilidade Social (RS) e o Consumo Sustentável (CS), dada a importância que cada construto possui perante o contexto socioambiental. Para isso, faremos a testagem de três hipóteses, sendo estas: H1 – a Eco-inovação está relacionada positivamente com a Responsabilidade Ambiental; H2: A Eco-Inovação está relacionada positivamente com o Consumo Sustentável; e H3: A Eco-inovação está relacionada positivamente com a Consciência Ambiental.
O Consumo Sustentável tem como propósito despertar a preocupação com o futuro das próximas gerações e a preservação dos recursos naturais (Medeiros, et al., 2016). Já a Consciência Ambiental atua com o propósito da redução dos hábitos de desperdício (Pinto et al., 2011), a fim de reduzir as externalidades negativas (García-Granero et. al 2018) e promover a Responsabilidade Social, contribuindo para o cumprimento das diretrizes de sustentabilidade, visando o progresso para um futuro mais sustentável (Severo et al., 2018) e que possam estimular o desenvolvimento e apropriação das Eco-inovações.
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. A construção do instrumento de coleta de dados é baseado nos estudos de Severo, et al., (2018). A coleta de dados ocorreu por meio de uma survey, com a aplicação do questionário, disponibilizado em plataforma digital. Após o período de coleta, os dados foram analisados com base em uma análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla para mensurar simultaneamente as relações de dependência entre os construtos (H1, H2 e H3 com a Eco-Inovação). Também foram implementadas técnicas para validação do instrume
Após os testes, é possível auferir que a Eco-inovação está relacionada com o Consumo Sustentável, sendo observável a existência de graus de significância na H2. Desta forma, comprovamos que a H2 esta positivamente correta. Em contrapartida, a H1 e H3 foram refutadas, sendo então, que a Responsabilidade Social (RS) e a Consciência Ambiental (CA) não são precedidas de Eco-Inovação (EI), ou seja, tanto a RS quanto a CA não estão relacionadas diretamente e positivamente com a EI, as quais demonstram a ausência de significância nas H1 e H3.
Os testes de hipóteses evidenciam que RS e CA não apresentam influência significativa sobre EI, demonstrando os baixos índices de consciência e responsabilidade ambiental pelos consumidores. Além disso, as H1 e H3 foram refutadas por não apresentarem resultados significativos quando relacionados com EI. Desta forma, este estudo, evidencia ser necessário construir uma relação positiva e significativa entre EI, CA e RS para que sejam notáveis a propagação da concepção de eco-inovações para promover assim, comportamentos que visam práticas ambientalmente sustentáveis.
GARCÍA-GRANERO E. M., PIEDRA-MUÑOZ L., GALDEANO-GÓMEZ, E. Eco-innovation measurement: A review of firm performance indicators. Journal of Cleaner Production, v. 191, p. 304–317, 2018. MEDEIROS, J. F., RIBEIRO, J. L. D., CORTIMIGLIA, M. N.. Influence of perceived value on purchasing decisions of green products in Brazil. Journal of Cleaner Production. v.110, p. 158-169, 2016. SEVERO, E.A., DE GUIMARÃES, J.C.F., HENRI DORION, E.C. Cleaner production, social responsibility and eco-innovation: Generations’ perception for a sustainable future. Journal Clean Production. v.186, p. 91 – 103, 2018.