Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DO USO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO
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Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - Darah de Mathias Fontana
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Vilhena
2 - Deyvison de Lima Oliveira
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Responsável pela submissão
3 - Elder Gomes Ramos
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - Administração
4 - Ariadne dos Santos Massaro
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Reumo

O empreendedorismo feminino no Brasil tem apresentado, a cada ano, maior relevância. Do total de empreendedores no Brasil no terceiro trimestre de 2018 (27,93 milhões), 33,98% são mulheres. Diante destes números, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) por parte das mulheres. De acordo com SEBRAE (2018), 81% das empresárias pesquisadas possuem acesso à internet e a utilizam em seus negócios principalmente para divulgar a empresa (52%), expor produtos (48%) e fazer vendas online (25%).
Mesmo diante da intensificação do uso de redes sociais nos pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no país, os benefícios de uso desses recursos para o empreendedorismo feminino são pouco conhecidos na literatura e prática empresarial. Diante disso, esta pesquisa busca identificar quais as contribuições do uso de Redes Sociais Virtuais (RSV) para o empreendedorismo feminino.
No levantamento bibliográfico foram identificadas nove contribuições do uso de redes sociais para o empreendedorismo, sendo elas: interação/relacionamento com o cliente, fortalecimento e influência da marca e captação de clientes, custos menores, mensuração de resultados mais facilitada, emancipação financeira e divulgação de produtos e da empresa, canal de vendas e maior visibilidade e alcance da empresa (GOMES; MONDO, 2016; PINOCHET; PACHELLI; ROCHA, 2018).
O procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação direta e entrevista com especialista da área. Os casos foram escolhidos pela relevância que apresentam. Além de entrevistas, foram observadas as redes sociais dos casos, analisando os recursos utilizados, as práticas mais frequentes e a interação com o público. Para a análise de conteúdo dos dados utilizou-se das categorias descritas na literatura e reunidas a priori, que descrevem as contribuições do uso de RSV para o empreendedorismo.
Todas as nove contribuições foram confirmadas pelas empreendedoras e pela especialista entrevistadas conforme literatura (GOMES; MONDO, 2016; PINOCHET; PACHELLI; ROCHA, 2018), além da identificação de outras duas contribuições, revelando que as redes sociais virtuais (RSV) foram responsáveis pela demanda inicial de clientes e são essenciais para a manutenção atual do empreendimento. As RSV tornaram-se ferramentas para a criação e manutenção de empreendimentos femininos com contribuições em diversas áreas. Elas saíram do papel de apoio ao negócio e se tornaram peça chave para as empreendedoras.
A identificação de benefícios de tecnologia da informação (TI) em ambientes voláteis e contingenciais (redes sociais) ainda é um desafio para os estudos sobre valor de TI. Neste sentido, esta pesquisa apresenta algumas contribuições aos estudos sobre valor de TI. Também contribui para empreendedoras, no sentido de conhecerem as principais práticas e recursos utilizados em empreendimentos liderados por mulheres e como o uso das redes sociais podem contribuir para o negócio, além de passarem a utilizá-las também para a identificação de novas demandas de mercado.
GOMES, B. L. T.; MONDO, T. S. A Contribuição das Redes Sociais na Captação de Clientes sob a Percepção dos Gestores Hoteleiros. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 177-194, 2016. PINOCHET, L. H. C.; PACHELLI, I. L.; ROCHA, F. M. M. Uso de Métricas em Mídias Sociais e Indicadores de Desempenho do Site e sua Relação com o Valor da Marca em Empresas de Cosméticos no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 1, p. 80-99, 2018. SEBRAE. Transformação Digital das MPE 2018. Brasília, 2018c.