Resumo

Título do Artigo

Capacidades Dinâmicas e Sustentabilidade: Agenda de Pesquisa
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniel Ferreira dos Santos
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR - Universidade Positivo - UP Responsável pela submissão
2 - Fernanda Frankenberger Silva
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR - Escola de Negócios
3 - Ubiratã Tortato
- PUCPR
4 - Aguinaldo Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Sociais aplicadas

Reumo

Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades. O caminho para o desenvolvimento sustentável deve ser constante nas organizações, sendo um processo contínuo e dinâmico. A abordagem da capacidade dinâmica aponta para a importância de se incorporar o dinamismo do ambiente à determinação de uma vantagem competitiva e o modo como às empresas reagem a esse dinamismo ao longo do tempo
Neste sentido, pode-se buscar uma conexão entre as capacidades dinâmicas e a sustentabilidade. Assim, com base nos elementos apresentados, o presente artigo tem como problema de pesquisa a determinação da relação entre capacidades dinâmicas e sustentabilidade. A partir desta relação, são identificados temas atualmente pesquisados e propostos temas que podem ser incluídos na agenda de pesquisa destes dois temas em conjunto. Este estudo é feito a partir de uma revisão sistemática, com a utilização do software VOSviewer.
Para entender todo esse processo, torna-se imperativo investigar estes aspectos, sendo importante para essa análise pesquisar o desenvolvimento sustentável, a linha do tempo da sustentabilidade e por fim as capacidades dinâmicas. Desenvolvimento sustentável, A linha do tempo da sustentabilidade e Capacidades Dinâmicas: Capacidades dinâmicas gerenciais estão enraizadas em três fatores subjacentes: gestão capital humano, capital social gerencial e cognição gerencial. Esses fatores, separadamente ou em combinação, influenciam as decisões estratégicas e operacionais dos gestores.
Foi utilizada a base de dados principal do ISI Web of Science, foram realizadas buscas nos títulos, palavras chaves e resumos, em todos os anos, primeiro com o termo “dynamic capabilities” que retornou um número total de 52.083 resultados. O resultado da busca foi tratado no software VOSviewer, para construção de mapas bibliométricos utilizando a técnica, uma alternativa ao método MDS para visualização de relações entre, por exemplo, autores, documentos, revistas ou palavras-chave. De acordo com os objetivos deste trabalho foram construídos dois mapas para análise.
O acoplamento bibliográfico é o primeiro mapa construído e analisado. Nele são identificados seis grupos, ou clusters, identificado pelas cores azul, verde, amarelo, vermelho, rosa e ciano. A palavra sustentabilidade possui 65 ocorrências, enquanto que o termo capacidades dinâmicas possui 26 ocorrências. O termo sustentabilidade está vinculado em um grupo (vermelho) com os termos colaboração, complexidade, gestão da cadeia de suprimentos verde, gestão do conhecimento e open data. Já o termo capacidades dinâmicas estão relacionadas no grupo azul com o termo gestão ambiental.
Como resultado, tem-se um total de 99 autores analisados no primeiro mapa, e 39 palavras no segundo mapa. A investigação identificou que muitos estudos estão focados em inovação, gestão ambiental e logística de forma ampla, sendo possível avançar muito ainda na pesquisa que une os termos capacidades dinâmicas e sustentabilidade. Estudos futuros podem abarcar outros temas relevantes, buscando testar teorias existentes, bem como desenvolver novas.
Johnson DR, Hoopes DG. 2003. Managerial cognition, sunk costs, and the evolution of industry structure. Strategic Management Journal. October Special Issue 24: 1057–1068. Iles, A.; Martin, A. N. Expanding bioplastics production: sustainable business innovation in the chemical industry. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 38-49, 2013 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. O futuro que queremos. Primeira versão, 10 de jan. 2012. em:http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/OFuturoqueQueremos_rascunho_zero.pdf Acesso em: 10 jul. 2017.