Resumo

Título do Artigo

A relação entre o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA e as Universidades Corporativas
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniel Ferreira dos Santos
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR - Universidade Positivo - UP Responsável pela submissão
2 - Ubiratã Tortato
- PUCPR
3 - Aguinaldo Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Sociais aplicadas

Reumo

O primeiro ponto importante é relacionado a formação que as empresas oferecem a seus colaboradores, que pode ser por meio de incentivos a formação em cursos superiores regulares, em treinamento e desenvolvimento. O segundo ponto nessa discussão é relacionado a preocupação que as empresas devem ter quando o assunto é a sustentabilidade, e a pressão que o mercado vem exercendo sobre as organizações tem obrigado a todos uma movimentação para responderem com atitudes e ações que atendam esse clamor da sociedade.
No sentido de investigar se as empresas presentes no ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA tem em suas estratégias organizacionais a utilização de Universidades Corporativas, o presente artigo busca identificar: Qual é a relação entre as empresas listadas no ISE e a utilização de Universidade Corporativa? O objetivo dessa investigação é verificar se as empresas que estão listadas no ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA também adotam entre as suas estratégias a utilização da Universidade Corporativa.
Nessa seção será apresentado o referencial teórico que apoia essa pesquisa, iniciando pelas Universidades Corporativas, o desenvolvimento sustentável, o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE e por fim, a importância da UC dentro do ISE. Universidades Corporativas; Desenvolvimento Sustentável; ISE – Índice De Sustentabilidade Empresarial; A Importância da UC dentro do ISE;
O presente estudo tem natureza exploratória, esta pesquisa se classifica como ex post facto, a pesquisa é transversal com relação à dimensão de tempo, pois é feita uma vez e representa um instantâneo de um determinado momento e como um estudo estatístico. Utiliza os dados disponíveis no website da BM&FBOVESPA, sendo que dentro do ambiente virtual da bolsa tem um espaço dedicado especificamente ao ISE. O tratamento dos dados, e para essa etapa será utilizada a técnica de análise de conteúdo, com a utilização do software Atlas.ti®.
Carteira reúne 38 ações de 34 companhias, sendo representada por 15 setores e soma R$ 1,31 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 52,14% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Tem-se 22 empresas que tem entre suas estratégias a adoção de Universidade Corporativa. Outro aspecto importante para destacar na presente pesquisa é a quantidade de empresas que tem a UC por setor, na medida em que das empresas listadas no ISE que adotam a Universidade Corporativa 10 delas são prestadores de serviços e 7 do setor elétrico.
Esse estudo é importante por demonstrar que as empresas que constam dentro do ISE em sua maioria também estão preocupadas com o desenvolvimento profissional de seu quadro de colaboradores. Dentre as empresas que adotam é importante destacar o setor bancário, onde as grandes redes já atuam sempre em busca dos aspectos do ISE e no desenvolvimento de seus colaboradores. Outro setor de tem contribuído para o desenvolvimento do seu quadro de empregados é o elétrico, que constam com 7 delas listadas no ISE e que adotam a Universidade Corporativa.
BM&FBOVESPA. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2017 COTRIM, J. P. Abertura. In: Cotrim, João Paulo (Coord.). De Planeta nas Mãos: no pós Eco-92. Lisboa: Edições Colibri, 1993. EBOLI, M. P. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades, 4. ed. São Paulo: Editora Gente, 2011.