Resumo

Título do Artigo

As Universidades Sustentáveis e o Processo de Inclusão de PcD – Pessoas com Deficiência
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniel Ferreira dos Santos
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR - Universidade Positivo - UP Responsável pela submissão
2 - Ubiratã Tortato
- PUCPR
3 - Edelvino Razzolini Filho
Universidade Federal do Paraná -
4 - Aguinaldo Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Sociais aplicadas

Reumo

A sociedade brasileira vive atualmente em um ambiente cada vez mais cercado de questões que merecem ser discutidas, tanto nos aspectos ambientais, econômicos, éticos, política, gênero, diversidade, entre tantas outras temáticas importantes, porém uma delas vem chamando muito a atenção e carece de uma preocupação especial, que é a inclusão de Pessoas com Deficiência – PcD – em no cotidiano social comum. Para a ONU (2012) o desenvolvimento sustentável é a ideia de modificar a vida das gerações atuais sem prejudicar as futuras e sem causar danos ao planeta.
A presente pesquisa buscará responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual é a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15? O objetivo dessa investigação é verificar a percepção dos acadêmicos da graduação e da pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba acerca do cumprimento da lei sobre a acessibilidade.
Nessa seção é apresentado o referencial teórico que apoia essa pesquisa, iniciando pelo Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Desenvolvimento Sustentável; ODS – Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável; Universidades Sustentáveis; Inclusão de Pessoas com Deficiência – PcD;
O estudo foi realizado com alunos matriculados na graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba e a forma de contato foi por e-mail. A população estudada foram todos os alunos da graduação e pós-graduação (1250 estudantes) de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba – Paraná. A amostra foi de 242 respondentes. A tabulação dos dados, realizado pelo software Excel® da Microsoft® e com relação ao tratamento dos dados secundários foi adotado a utilização do software Statistical Package for the Social Science.
Observasse que da amostra pesquisada 67,4% são do sexo feminino. Relacionado a idade verificasse que a maior fatia dos respondentes está na faixa dos 31 a 35 anos, com 21,1%, entre 18 e 20 anos com apenas 6,2%, as pessoas acima de 41 anos, que nessa amostragem representou 19,4%. Abordagem relacionada as barreiras, 52,5% dos respondentes concordam apenas parcialmente com essa afirmação. Constatasse que 45,9% dos participantes percebem que nesse aspecto a inclusão ocorre de alguma maneira, e isso deve-se a grande quantidade de aplicativos e softwares criados com essa finalidade.
O presente estudo levanta algumas questões importantes, dentre elas a de que no país a questão da inclusão da Pessoa com Deficiência ainda está muito longe da ideal, o que nos leva a crer que não é por falta de lei, essas se tem inúmeras, o que falta, conforme os números da pesquisa deixaram evidenciados é um maior comprometimento de todos, seja o Estado e principalmente a sociedade, pois ainda é longo o caminho a ser percorrido na direção de uma sociedade mais justa e igualitária.
COTRIM, J. P. Abertura. In: Cotrim, João Paulo (Coord.). De Planeta nas Mãos: no pós Eco-92. Lisboa: Edições Colibri, 1993. DUARTE, A. V.; BORGES, C. S.; SOUSA, M. M.; SANTOS, D. F.; SANTOS, A. F.; ANDRADE, M. M. A Percepção dos Acadêmicos Sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Revista Eletrônica Multidisciplinar FACEAR, v. 2, p. 1, 2017. Guia dos ODS para as empresas. Disponível em: http://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/Guia-dos-ODS.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.