Resumo

Título do Artigo

Pesquisa das Principais Barreiras na Logística Reversa através da Ferramenta AHP
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Henrique Baumgarten Pauli
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Eduarda Dutra de Souza
-
3 - Ricardo Faria Giglio
-

Reumo

Atualmente, a problemática da logística reversa (LR) tem se estendido para todas as áreas de bens e serviços. Além disso, a LR também vem sofrendo influência no aspecto social, levando as empresas a buscarem outras alternativas na execução e gestão de seus processos. Assim tendo um papel de destaque no papel da sustentabilidade das empresas.
O objetivo da presente pesquisa é estabelecer a principal barreira para implementação da logística reversa em uma empresa. O estudo foi desenvolvido a partir do conceito de logística reversa e através da metodologia de decisão de multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process).
Segundo Leite (2017), logística reversa é definida como área da logística empresarial responsável pelo planejamento, operação e controle dos fluxos reversos de diversas naturezas. Com o objetivo de determinar os riscos em que se estão sujeitos, pode-se definir a avaliação de riscos como um método para se avaliar um dado processo ou sistema, (BRAZ, 2014). O Método da Análise Hierárquica, desenvolvido por T. A. Saaty em 1980, foi utilizada para o estudo.A metodologia foi amplamente estudada desde o seu desenvolvimento, assim tendo uma grande aceitação no meio acadêmico (MANGLA et al., 2015).
Para a realização do artigo, diversas etapas foram executadas para atingir o objetivo final. As etapas passam desde o embasamento teórico até a aplicação de questionários para especialistas. A primeira etapa consistiu em um levantamento bibliográfico através do Google Acadêmico sobre logística reversa. A segunda etapa foi direcionada ao levantamento dos principais critérios e barreiras da LR. Na terceira etapa ocorreu a escolha mais adequada do método de decisão. Na quarta etapa realizou-se desenvolvimento dos formulários para execução do método. Por fim, deu-se a aplicação por a especialista.
O presente estudo teve como objetivo a determinação da principal barreira para implementação da logística reversa. Assim, na primeira etapa, obteve-se como principal critério o aspecto econômico, com 25,44%. Na segunda etapa, para a determinação da principal barreira, o resultado foi a questão financeira com 33,13%, como o principal problema a ser focado pela empresa que objetiva essa implementação.
Diante dos resultados apurados, pode-se concluir que o principal critério e a principal barreira estão relacionadas. Para os próximos estudos, fica como sugestão a aplicação de outros métodos de decisão a fim de validar o método aplicado ou de encontrar possíveis resultados e necessidades diferentes. Outra possível sugestão se refere a ter uma maior abrangência com especialistas do meio empresarial, visto que no trabalho foram consultados especialistas do meio acadêmico.
BRAZ, Filipa Vanessa dos Santos. Metodologia de avaliação de riscos em equipamentos de energias renováveis: solar e biomassa. Tese de Doutorado. Escola Superior de Ciências Empresariais. 2014. MANGLA, Sachin Kumar; KUMAR, Pradeep; BARUA, Mukesh Kumar. Risk analysis in green supply chain using fuzzy AHP approach: A case study. Resources, Conservation and Recycling, v. 104, p. 375-390, 2015. LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson, p. 13-14, 2017.