Resumo

Título do Artigo

MOTIVADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR EM UMA EMPRESA NASCIDA SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO NO SETOR DA MODA
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Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Cristina M. Ostermann
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Daniela Callegaro de Menezes
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Reumo

identifica-se nos últimos anos o movimento de empresas já estabelecidas para implementação de práticas sustentáveis e o surgimento de novas empresas nascidas sob a lógica da sustentabilidade. Mesmo operando sob pilares de inovação e sustentabilidade econômica e social, há esforço empreendido por essas empresas para a adoção da Economia Circular. Diferentes setores produtivos têm feito movimentos rumo à implementação da Economia Circular, entre eles a indústria da moda, que caracteriza-se por ser uma das maiores indústrias mundiais, com alto potencial de impacto ambiental e social.
Considerando a relevância econômica e social da indústria da moda e considerando a Economia Circular uma das estratégias possíveis para a sustentabilidade (Pieroni, McAloone, & Pigosso, 2019), o presente estudo busca entender quais são os motivadores para adoção da Economia Circular em uma empresa do setor da moda nascida sustentável.
Economia Circular pode ser definida como uma estratégia de sustentabilidade e baseia-se em sistemas regenerativos, no desenho de processos e produtos de longa durabilidade e na adoção de práticas de manutenção, reparo, reuso, remanufatura, recondicionamento e reciclagem (Geissdoerfer et al., 2017). Os fatores motivadores para implementação da Economia Circular podem ser considerados como parte de um sistema interrelacional: em geral, não há um único fator que atua sozinho, mas há um conjunto de fatores combinados, resultantes de condições específicas de cada contexto local (Tura et al., 2019).
Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa em duas em duas etapas. Na primeira fase, foi realizado um levantamento de dados bibliográficos sobre os motivadores para implementação da Economia Circular. Na segunda fase, foram coletados dados sobre a empresa objeto de estudo, utilizando como técnicas entrevista profundidade, coleta de informações em documentação e observação. A estratégia metodológica escolhida é o estudo de caso único e apoiou-se na percepção de que o conhecimento teórico sobre o fenômeno estudado é limitado e incipiente.
Foram identificados motivadores internos e externos já descritos pela literatura. No caso estudado, há prevalência de motivadores internos que levaram a empresa à implementação da Economia Circular. A maioria dos fatores de motivação internos descritos pela literatura foram identificados na presente pesquisa, exceto dois: lucratividade e tecnologia disponível. Assim, os resultados sugerem que, no caso estudado, os fatores internos são em maior número e podem ser mais proeminentes do que os fatores externos.
Os principais achados revelam que, em relação aos motivadores internos, houve alinhamento com a teoria já existente; em relação aos motivadores externos, os resultados sugerem que as empresas nascidas sustentáveis podem ser influenciadas por fatores diferentes do que os descritos pela literatura. Considerando que há diferença entre empresas que decidem por práticas sustentáveis e empresas já nascidas sustentáveis, pode-se questionar se os motivadores de implementação da Economia Circular para ambas empresas também seriam diferentes.
Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N. M. P., & Jan, E. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm?? Journal of Cleaner Production, 143, 757–768. Ranta, V., Aarikka-Stenroos, L., Ritala, P., & Makinen, S. J. (2018). Exploring institutional drivers and barriers of the circular economy: A cross-regional comparison of China, the US, and Europe. Resources, Conservation and Recycling, 135, 70–82. Tura, N., Hanski, J., Ahola, T., Ståhle, M., & Piiparinen, S. (2019). Unlocking circular business?: A framework of barriers and drivers. Journal of Cleaner Production, 212, 90–98.