Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS NO REGISTRO DE EMPRESAS: o caso ‘Portal Empresa Fácil Rondônia’
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes / Smart Cities

Autores

Nome
1 - Thalissa Cardoso Gorni
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Vilhena
2 - Deyvison de Lima Oliveira
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Responsável pela submissão
3 - Edilson Valjao Bianor de Arruda
-

Reumo

A administração pública passou nos últimos anos por grandes transformações, sustentadas principalmente pela implementação de tecnologias da informação e comunicação – TIC (BALBE, 2010). A figura do governo eletrônico possui papel fundamental nessas mudanças, uma vez que busca potencializar o uso da TIC no âmbito governamental. Dentre essas iniciativas, está a integração de sistemas, com o objetivo de proporcionar o compartilhamento de dados entre os órgãos governamentais, através de um único ponto de acesso, contribuindo para celeridade dos serviços prestados.
A integração de sistemas na gestão pública envolve inúmeras ações e diversos atores para que ocorra os impactos do compartilhamento de dados entre os principais eles, sendo necessário a sintonia de todos os setores envolvidos. A partir disso, tem-se como pergunta de pesquisa: Quais os impactos da integração de sistemas no âmbito público? Em busca de uma resposta para esta problemática, este trabalho tem como objetivo identificar os impactos da integração de sistemas no processo de registro de empresas, junto aos envolvidos, por meio de um estudo de caso do Portal Empresa Fácil Rondônia.
A integração de sistemas públicos, geralmente, é viabilizada através de portais eletrônicos, proporcionando ferramentas e funcionalidades de integração entre órgãos, a partir de um único ponto de acesso (ROVER; SANTOS, 2016). Uma das principais funcionalidades desses sistemas é a simplificação de procedimentos, que representa uma ferramenta mais ágil, uma vez que substitui os procedimentos manuais pelo processamento eletrônico (CORREA; CERQUEIRA, 2018). Entretanto, segundo Balbe (2010) o poder público não foi capaz de proporcionar uma efetiva integração entre as esferas governamentais.
O procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso, com pesquisa exploratória, por se tratar de um exemplo único no estado e os impactos da integração ainda não terem sido investigados. Para coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, com vários tipos de questões, incluindo questões abertas, bem como a observação direta e análise documental. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para isso, utilizou-se de categorias a priori, que abrangem os impactos positivos e as limitações da integração, definidos com base na literatura.
A revisão da literatura possibilitou identificar 12 impactos positivos da integração e seis limitações (e.g. CORREA; CERQUEIRA, 2018). A pesquisa com quatro órgãos integrados ao sistema e três usuários possibilitou identificar se os impactos e limitações evidenciados na literatura correspondiam à realidade do órgão. Dessa forma, a análise permitiu identificar que dos 12 impactos positivos, nove foram apontados pelos entrevistados, sendo possível ainda identificar três novos impactos positivos no caso. Em relação às limitações do sistema, apenas três foram citadas pelos entrevistados.
Este artigo contribui para a área de sistemas de informação e administração pública, ao evidenciar os impactos da integração de sistemas entre órgãos de diferentes esferas no contexto das iniciativas de governança digital iniciada pela Administração Pública Federal. Ainda, em relação à comunidade científica, face ao reduzido número de pesquisas na área de integração, identifica-se a possibilidade de análises mais profundas, como a relação de benefícios e de limitações para a integração em nível estadual [entre estados].
BALBE, R. S. Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal. Revista do Serviço Público, v. 61, n. 2, p. 189-209, 2010. CORREA, L. C. S.; CERQUEIRA, L. S. Impacto do Sistema Visão Integrada de Comércio Exterior nas Organizações de Despacho Aduaneiro na Cidade de Rio Grande-RS. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 7, n. 2, p. 35-56, 2018. SANTOS, P. M.; ROVER, A. J. Processos de Gestão do Conhecimento Fomentados pelos Portais de Governo. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 48-79, 2016.