Resumo

Título do Artigo

NEXO ÁGUA-ALIMENTOS-ENERGIA E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PREMIAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PELA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Josiane Weber
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Tania Nunes da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - escola de administração

Reumo

Frente à escassez de recursos naturais, como água, energia e alimentos, tem-se a necessidade de uma gestão eficaz, que possa contribuir para desenvolvimento sustentável. Para tanto, o gerenciamento destes recursos deve ser abordada de forma conjunta, considerando suas inter-relações. Assim, emerge a Abordagem do Nexo, que se propõe a identificar e potencializar as sinergias e detectar e minimizar as compensações (trade-offs) (Liu et al. 2018). Da mesma forma, a inovação social, por meio das tecnologias sociais procura solucionar problemas sociais e atuar em prol da sustentabilidade.
O objetivo deste estudo é refletir sobre o nexo água-energia-alimentos no contexto das tecnologias sociais. Norteado pela seguinte questão de pesquisa “Como as tecnologias sociais tem abordado os problemas que envolvem os elementos do nexo água-energia-alimentos?”. Para tanto, realizou-se uma aproximação entre as temáticas abordadas, foram apresentados exemplos de tecnologias sociais, desenvolvidas em atendimento a demandas de água, energia e alimentos.
Os aspectos abordados na fundamentação teórica contemplam o desenvolvimento sustentável, e os Objetivos do desenvolvimento Sustentável (CMMAD, 1991; Sachs, 2008; UN General Assembly, 2015). A abordagem do nexo água-energia-alimentos, que se propõe a identificar e potencializar as sinergias e detectar e minimizar as compensações (trade-offs) (Liu et al. 2018). E, a inovação social e as tecnologias sociais voltadas à solução de problemas sociais e ambientais e a transformação social (Dagnino, 2010; Cajaiba-Santana, 2014; CRISES, 2015; Pozzebon & Fontenelle, 2018).
O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória e descritiva. Foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou uma aproximação aos temas. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa documental, que possibilitou apresentar exemplos de tecnologias sociais. Esses exemplos foram obtidos, a partir da coleta de dados secundários, extraídos do banco de dados da Transforma – Rede de Tecnologias Sociais e analisados por meio de análise de conteúdo.
De um total de 48 tecnologias sociais vencedoras do Prêmio de Tecnologia Social da FBB, foram selecionadas 14 iniciativas vinculadas aos elementos do nexo água-energia-alimentos, o que corresponde a cerca de 30% do total. Foi apresentada uma breve descrição de cada uma destas tecnologias sociais, os temas e ODS aos quais estava vinculadas e os locais de implementação ou reaplicação. Além disso, evidenciou-se: a) as relações existentes entre os elementos do nexo; b) os atores envolvidos e, c) os objetivos e resultados alcançados.
Evidenciou que as TS foram realizadas em escala local, os atores envolvidos contemplam instituições públicas e privadas e sociedade civil. Os beneficiários são pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco em jovens e mulheres das áreas rurais. A vinculação aos elementos do nexo poderia ser melhor explorada. Estudos futuros, com base em dados primários, poderiam fornecer uma maior riqueza de detalhes, oferecendo novos insights, como por exemplo verificar de que maneira ocorreu transformação das pessoas vulneráveis envolvidas e a diminuição da pobreza localmente
Centre de Recherche sur les Innovations Sociales. (2015). Rapport Annuel des activités scientifiques du CRISES 2014-2015. Quebec. Dagnino, R. (2010). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande, PB: EDUEPB. Liu, J., Hull, Godfray, V. H. C. J., Tilman, D., Gleick, P., Hoff, H., Pahl-Wostl, C., Xu, Z., Chung, M. G., Sun, J. & Li, S. (2018). Nexus approaches to global sustainable development. Nature Sustainability, 1(9), 466-476.