Resumo

Título do Artigo

VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE GUARAMIRANGA-CE
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Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Gilliard Santos da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Jackeline Lucas Souza
Universidade Federal do Ceará -
3 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
Universidade Federal do Ceará - UFC -

Reumo

O turismo brasileiro tem apresentado uma forte tendência de aumento nos últimos anos e, no Ceará, essa atividade tem se firmado como uma das principais forças econômicas do estado. Nesse sentido, o Maciço de Baturité e, em especial, a cidade de Guaramiranga tem chamado a atenção pelo seu grande potencial turístico.
A partir desse contexto, chega-se ao seguinte problema de pesquisa: qual o valor econômico dos atrativos turísticos do município de Guaramiranga-CE? Para responder a essa pergunta, a pesquisa tem como objetivo geral estimar o valor econômico dos atrativos turísticos de Guaramiranga, buscando: identificar os elementos ambientais que mais atraem visitantes a Guaramiranga e elencar os fatores demográficos que mais influenciam a visita a Guaramiranga.
O Método do Custo de Viagem (MCV) é um procedimento não mercadológico por meio do qual se procura estimar o valor econômico de um bem. Especificamente, usa-se como aproximação para o valor do equipamento analisado, os custos que são necessários para que o visitante chegue até o local em questão, bem como os gastos com alimentação, valor da entrada (nos casos em que houver), hospedagem, bem como as demais despesas incorridas no passeio (Fleming & Cook, 2008).
A pesquisa pode ser classificada como quantitativa e do tipo survey, já que tem propósito descritivo, explicativo e exploratório. A amostra compreende 521 questionários aplicados aleatoriamente a turistas na cidade de Guaramiranga-CE. Neste trabalho, optou-se por utilizar a variação do método do custo de viagem proposta por Loomis et al. (2009), uma versão híbrida entre o método individual e o método zonal do custo de viagem.
Foi realizada uma regressão linear múltipla que procurou demonstrar quais variáveis independentes são capazes de explicar a frequência de visitação a Guaramiranga, em totais de visitas por ano. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo, incluindo as variáveis Custo de Viagem, Renda, Idade e Distância como previsores da frequência de visitação a Guaramiranga. O modelo utilizado foi do tipo log-lin e o R2 ajustado do modelo foi de 0,415.
Constatou-se que os aspectos relacionados à tranquilidade da natureza e o clima agradável são os elementos que mais motivam os turistas a irem até Guaramiranga/CE. Através da regressão linear múltipla, verificou-se significância para as seguintes variáveis: custo de viagem, renda, idade, distância para Guaramiranga e permanência na cidade. O impacto econômico do turismo em Guaramiranga e cidades vizinhas chega a mais de R$ 185 milhões anuais.
Fleming, C., & Cook, A. (2008). The Recreational Value of Lake McKenzie, Fraser Island: An Application of the Travel Cost Method. Tourism Management, 29, 1197-1205. Loomis, J., Tadjion, O., Watson, P., Wilson, J., Davies, S., & Thilmany, D. (2009). A Hybrid individual?zonal travel cost model for estimating the consumer surplus of golfing in Colorado. Journal of Sports Economics, 10 (2), 155?167. Seroa da Motta, R. (1997). Manual para valoração econômica de recursos ambientais. Rio de Janeiro: IPEA; MMA/PNUD/CNPq.