Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO RURAL-URBANO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PELA INTEGRAÇÃO LOCAL DE PRODUTORES DE ALIMENTOS RURAIS E O VAREJO CORPORATIVO URBANO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Aldo Siatkowski
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - IRATI - GUARAPUAVA - PRUDENTÓPOLIS Responsável pela submissão
2 - Juliane Sachser Angnes
Universidade Estadual de Maringá - Administração
3 - Luciano Ferreira de Lima
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Universidade Positivo

Reumo

O mundo passa por um crescimento urbano sem precedentes, com mais da metade da população vivendo em áreas urbanas. Se confirmadas as previsões do aumento populacional de 2,5 bilhões de pessoas até 2050, será criada uma colcha de retalhos de geografia irregulares com o surgimento de mega cidades, cidades menores, subúrbios, aldeias rurais e sertões. No processo de urbanização ocorrido nas últimas décadas, muitos países em desenvolvimento foram ou estão sendo confrontados com severos desequilíbrios entre o desenvolvimento urbano e rural, o que resulta em grave insustentabilidade.
Por meio de uma proposta qualitativa, o objetivo principal é contribuir com discussões sobre formas de compreender as oportunidades e desafios da integração rural-urbana a partir da análise da percepção de produtores de alimentos locais que fornecem para varejos da sua própria região, os impactos da produção e fornecimento destes alimentos, as oportunidades e os desafios em relação ao desenvolvimento local sustentável e a importância da integração rural-urbana, e responder: é possível realizar uma relação urbana-rural sustentável integrando pequenos produtores locais e o varejo corporativo?
Para Ye e Liu (2020), a implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o aumento das discussões sobre mudanças climáticas destacou a importância de compreender as interdependentes e entrelaçadas conexões rurais-urbanas. Nas últimas décadas, houve um crescimento rápido no número de pessoas rurais que se deslocam para as cidades, assim como da população urbana viajando, investindo e se aposentando no campo, o que também promove a complementaridade entre áreas rurais e urbanas, considerando essa conexão como um todo e não separadamente, sendo essencial e necessário.
O estudo se caracteriza como explicativo, no intuito de conectar ideias e fatores identificados para compreender as causas e efeitos do fenômeno rural-urbano sustentável. A abordagem utilizada foi a qualitativa, e buscou contribuir com discussões sobre formas de compreender as oportunidades e desafios da integração rural-urbana sustentável. Foram pesquisados três fornecedores de alimentos destinados ao consumo humano, que fornecessem formalmente seus produtos a uma rede local de supermercados, e também a rede regional de supermercados que compra estes produtos e vende aos consumidores finais.
As mudanças climáticas desafiam os fluxos das relações de desenvolvimento rural-urbano. Identificou-se a necessidade da conscientização e formação mais ampla dos produtores para que os benefícios sociais do desenvolvimento rural-urbano possam ser melhores aproveitados. Os benefícios econômicos trazidos pela integração rural-urbana, podem trazer um desenvolvimento sustentável a pequenos produtores rurais. Questões relacionadas ao tamanho das propriedades, tamanho do mercado consumidor, tecnologias e custos aplicados na produção, e mudanças de consumo, afetam as relações de mercado rural-urbana.
Concluiu-se que os produtores locais têm relevante importância para o varejo, assim como o varejo configura-se como fator de estabilidade para a produção de pequenos produtores que com pouco espaço de produção, mão de obra familiar e pouco investimento, conseguem manter-se de forma digna, sendo a integração importante no desenvolvimento urbano-rural. Assim, a relação entre os produtores locais e o varejo mostrou-se saudável e de equilíbrio, não aparentando oportunismo extremo pelos dois lados, o que pode ser considerado uma forma sustentável de desenvolvimento local.
Blowfield, M. (2013). Business and Sustainability. Oxford: UK. Li, Y., Westlund, H., & Liu, Y. (2019). Why some rural areas decline while some others not: An overview of rural evolution in the world. Journal of Rural Studies, 68, 135-143. Ma, L., Liu, S., Fang, F., Che, X., & Chen, M. (2020). Evaluation of urban-rural difference and integration based on quality of life. Sustainable Cities and Society, 54, 101877. Ye, C., & Liu, Z. (2020). Rural-urban co-governance: multi-scale practice. Science Bulletin, 65(10), 778-780.