Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA EM ÁREAS NATURAIS
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Elzilene Gomes Costa
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Geografia; Direito Responsável pela submissão

Reumo

O presente artigo aborda como principal questão a Relação Homem-Natureza buscando o questionamento que se faz, hoje, sobre a postura do ser humano em relação ao seu meio ambiente entendido a partir de uma análise do comportamento humano com a natureza.
Delimitamos como área de estudo a Bica da Jacutinga conhecida também com Cachoeira da Ponte na Serra da Meruoca, localizado na Região Noroeste do Estado do Ceará. A Bica encontra-se inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e de acordo com estudos promovidos por Costa e Mariano (2007) o referido espaço enfrenta problemas quanto à destinação inadequada que seus visitantes vêm dando ao lixo produzido por ele. Diante desse cenário buscamos apresentar neste trabalho uma Análise da relação homem-natureza na Bica da Jacutinga na Serra da Meruoca/CE.
Mas com o passar do tempo à humanidade vai afirmando uma consciência individual, que chegou ao extremo do individualismo e com esse acontecimento foi que deu origem a questão da dominação da natureza a partir de épocas tão remotas que se explica com o controle de técnicas de irrigação cujo resultado foi à dominação da natureza pelas práticas da agricultura e a fixação dos povos em territórios propícios, originando o berço das antigas civilizações.
O questionário foi composto por 10 questões constituídas em dois blocos: no primeiro buscamos dados para traçar o perfil social do entrevistado e de sua origem; o segundo consistiu em levantar informações sobre os motivos que o leva a visita a Bica da Jacutinga e sobre a destinação que os mesmo dão ao lixo produzido no local e seus conhecimentos ambientais, visando dessa forma, alcançar o objetivo geral da pesquisa que é o de fazer uma analise da relação homem-natureza na Bica da Jacutinga.
Não se visualizou nas respostas dos entrevistados a percepção quanto a fauna do local também ser agredia por tal atividade, ou seja, os participantes da pesquisa apresentam uma visão antropocêntrica do mundo, os que responderam pouco impacto levaram em conta o incômodo de não poderem conversar devido ao som alto dos carros e os que responderam muito impacto consideraram a fauna do local.
A partir dos dados coletados foi observado que a relação homem-natureza na Bica da Jacutinga, encontra-se inserida em uma problemática como a falta de conscientização de muitos visitantes, demonstrada pelo descaso de alguns referentes à natureza, agravando ainda mais a situação de degradação e de problemas ambientais ocasionados por uma relação de descaso com a natureza com a má disposição do lixo no ambiente, pois os visitantes demonstraram que possuem informações referentes a uma relação saudável com a natureza, mas infelizmente não as colocam em prática
COSTA, E. G. Diagnóstico sócio-ambienteal do lixo e da sua destinação em sete localidades na Serra da Meruoca/CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE, 2007 CUNHA, S. B. da; GUERRA. A. J.T. (Org). A questão ambiental: diferentes abordagens. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. FUNCEME. Dados Pluviométricos de 2007. Disponível em: www.funceme.br/DEPAM/dowload/postos/88.txt. Acesso em 25 março de 2008. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª ed. Editora Atlas. São Paulo, 1994.