Resumo

Título do Artigo

Análise bibliométrica das relações entre os conceitos de cocriação de valor e lógica dominante de serviço, em um ecossistema de assistência à saúde
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Bráulio Rodrigues de Almeida Júnior
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - EEFEUSP Responsável pela submissão
2 - Milton Carlos Farina
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Campus Conceição - PPGA

Reumo

Com a evolução da sociedade, associa-se os serviços na saúde a conceitos modernos da administração: A lógica dominante de serviço propõe o compartilhamento sucessivo de competências entre consumidores e prestadores do serviço. A cocriação de valor é composta pela coprodução, onde o valor é criado junto com o consumidor e o valor em uso, atributo de determinação do usuário. O ecossistema de assistência à saúde indica que os cuidados representam um ecossistema, fruto do relacionamento entre os atores e serviços. Analisar a relação entre esses conceitos é o escopo dessa pesquisa bibliométrica.
Questão problema: como se relacionam os conceitos de lógica dominante de serviço, cocriação de valor e ecossistema de assistência à saúde, com base na literatura acadêmica? Objetivo: analisar a relação entre os conceitos da lógica dominante de serviço e da cocriação de valor em um ecossistema de assistência à saúde, com base na produção científica dos últimos 20 anos.
A lógica SDL cria vantagem competitiva ao focalizar os mecanismos de interações sucessivas com os consumidores, onde bens e serviços estão em um ambiente de experiência em rede, de onde emerge a cocriação de valor: as empresas criam valor para os consumidores quando eles participam do processo. Estes dois conceitos integram-se na assistência à saúde por meio de práticas de cocriação que moldam os níveis micro, meso, macro e mega do ecossistema de serviços. Ao relacionar estes conceitos, ressalta-se a importância do bem-estar do cliente como base para a prestação de serviços na saúde.
A pesquisa foi desenvolvida na “Web of Science”, período de 2000 a 2020, artigos científicos. Analisou-se a relação entre todos os conceitos, utilizando-se o software VosViewer: Analisaram-se títulos, resumos e palavras-chave, estabelecendo-se as relações entre esses conceitos, identificando: número de artigos publicados/ano; autores de referência; países com maior número de artigos citados; relações de publicação entre esses países; redes de coautorias. Os resultados foram comparados com os resultados de outras pesquisas bibliométricas recentes.
Constatou-se grande quantidade de artigos publicados e tendência crescente do número de publicações/ano, o que demonstra a pertinência do tema. Existe uma rede de citações e co-citações entre os autores, que em geral tendem a se agrupar por idiomas de origem e proximidade, porém esse fato ocorre em relações isoladas entre dois desses conceitos por vez, enquanto são poucos os artigos que relacionam todos os conceitos entre si. Finalmente constatou-se a relação entre os autores seminais para os conceitos de cocriação de valor e lógica dominante de serviço em um ecossistema se serviços na saúde.
O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre os conceitos da lógica dominante de serviço e da cocriação de valor em um sistema de assistência à saúde com base na produção científica dos últimos 20 anos. Constatou-se, na bibliografia pesquisada, a relação entre os autores, identificável por meio da rede de co-citações, o que permitiu fazer a relação entre os conceitos e, desta forma, atender ao objetivo, concluindo que existe relação entre os conceitos de lógica dominante de serviço e cocriação de valor em um ecossistema de assistência à saúde.
DA SILVA, A. S.; AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Transferência de responsabilidade de pacientes. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 02, n. 02, 2013. FROW, P.; MCCOLL-KENNEDY, J. R.; PAYNE, A. Co-creation practices: Their role in shaping a health care ecosystem. Industrial Marketing Management, v. 56, 2016. RANJAN, K. R.; READ, S. Value co-creation: concept and measurement. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 3, 2016. VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, 2004.