Resumo

Título do Artigo

DISTRIBUIÇÃO CIRCULAR 4.0: uma abordagem sistêmica
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Lucas Conde Stocco
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - FEA-RP Responsável pela submissão
2 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia
3 - Lara Bartocci Liboni
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - FEA-RP

Reumo

A quarta revolução industrial tem contribuído para implantação de diversas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de sistemas produtivos mais limpos e eficientes. A gestão sustentável sob a perspectiva da Economia Circular tem trazido contribuições para cadeias de suprimentos. Atacado distribuidores, por sua vez, possuem posicionamento estratégico na cadeia de suprimentos ao agirem como intermediários das relações entre a indústria e o consumidor final, o que faz com que esse agente seja fundamental para consolidação de Cadeias de Suprimentos Circulares.
Para alcance dos resultados esperados o estudo parte do seguinte problema de pesquisa: “Como é possível estruturar processos de Economia Circular em um contexto de digitalização de empresas do setor atacadista?”. O objetivo deste trabalho, portanto, é identificar iniciativas de aprimoramento do sistema de gestão de atacado distribuidores no contexto da Economia Circular e Indústria 4.0 a partir da aplicação da Soft System Methodology (SSM).
A Indústria 4.0, tem mudado a forma como consumidores fornecem dados que alimentam os sistemas digitalizados para coleta, tratamento e análise de dados, como Big Data e IoT (TROTTA; GARENGO, 2018; XU; XU; LI, 2018). O conceito dos 5R (PAN et al., 2015), segundo o qual atividades de redução, reuso, reciclagem, recuperação e regeneração amplia as possibilidades de alcance de uma Economia Circular. A troca de informações entre os membros de uma Cadeia de Suprimentos Sustentável facilita de coordenação e comunicação para alcance de processos mais sustentáveis (BESKE; SEURING, 2014).
A técnica escolhida para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para realização das entrevistas, foram selecionados participantes que desenvolvem atividades vinculadas ao setor atacado-distribuidor. Após realização das entrevistas e levantamento das informações necessárias para desenvolvimento da pesquisa, foi conduzida a análise de conteúdo. Este estudo buscou a integração entre visões dos stakeholders envolvidos a partir da Soft System Methodology (SSM), uma vez que esse método permite ampliação da visão do sistema como um todo não tendo foco apenas um dos participantes.
Para que uma integração tecnológica seja efetivamente alcançada é preciso que sejam traçados planos de incentivo para os membros da cadeia como um todo, o que tornará o processo cada vez mais digitalizado e tecnológico. É necessário que o conceito dos 5R seja fortalecido e compartilhado entre os membros de cadeias de suprimentos para que não apenas alguns materiais sejam reciclados pelo atacado distribuidor, mas também a estruturação de programas e processos que contribuam para o acompanhamento do ciclo de vida do produto.
Limitação de recursos financeiros para adoção de tecnologias, dificuldade em acompanhar o fluxo do produto após este ser entregue ao varejo e chegar ao consumidor final, gestão de resíduos da frota, parcerias com cooperativas e associações para coleta e triagem de resíduos, são destacados como gargalos para a formação de um sistema de Distribuição Circular 4.0. De maneira geral as práticas adotadas por atacado distribuidores ainda precisam ser fortalecidas se considerarmos o contexto de digitalização e as possibilidades de alcance de uma Economia Circular para distribuição.
BESKE, P.; SEURING, S. Putting sustainability into supply chain management. Supply Chain Management: AnInternational Journal, v. 19, n. 3 p.322-331, 2014. CEZARINO, L. O.; LIBONI, L. B.; STEFANELLI, N. O.; OLVIEIRA, B. G.; STOCCO, L. C. Diving into emerging economies bottleneck: industry 4.0 and implications for circular economy. Management Decision, 2019. PAN, S.; DU, M. A.; H. I.; LIU, I.; CHANG, E.; CHIANG, P. Strategies on implementation of waste-to-energy (WTE) supply chain for circular economy system: a review. Journal of Cleaner Production, p.1-13, 2015.