Resumo

Título do Artigo

ENTRETENIMENTO E SUAS ADAPTAÇÕES EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - TIAGO ANTONIO QUIM FERREIRA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão

Reumo

O advento da pandemia e a impossibilidade de promover encontros presenciais conforme característica do setor possibilitaram que novos produtos culturais e de entretenimento fossem desenvolvidos com o intuito de atender o público que, neste momento, necessita de atividades para amenizar as dificuldades de ficar isolado de amigos e familiares, além da ausência de suas tradicionais atividades de divertimento. Novos tipos de entretenimento foram desenvolvidos mediante o uso de ferramentas digitais com a intenção de diminuir o abatimento do momento e prover alguma forma de movimentação econômica.
Considerando o fechamento dos locais de entretenimento, o problema de pesquisa é verificar quais são as atividades comumente utilizadas no intuito de proporcionar descontração e quais os seus graus efetividade na substituição dos atos tradicionais? Tendo em vista todo o contexto apresentado, este artigo tem o objetivo de caracterizar o nível de uso dos novos serviços de entretenimento desenvolvidos neste período, assim como aqueles que já existiam antes da pandemia, mas que tiveram o seu uso adaptado para este período e identificar a geração de valor destes novos produtos.
Todo o contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 fez com buscássemos outras alternativas para nos mantermos conectados com o mundo (DADARIO, 2020). A tecnologia, com as suas características e possibilidades, demonstrou-se o meio ideal para suprir a forma como nos relacionamos com as pessoas e a realização das nossas atividades (MARTINS; SILVA, 2020). Devido à necessidade de implementação de medidas restritivas de circulação, os setores de entretenimento e cultural estão entre os mais afetados (SOUZA JUNIOR, 2020).
Além do método exploratório, foi realizado uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um questionário para a obtenção de dados primários, já para os dados secundários houve a busca em artigos publicados em revistas científicas. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com respostas de múltiplas escolhas e respostas abertas. Apesar das limitações impostas pelo momento atual de pandemia, considera-se que a coleta de dados ou a metodologia não foi diretamente impactada, pois com os recursos tecnológicos disponíveis é possível alcançar resultados com alto grau de acuracidade.
A análise se baseou em levantar os seguintes resultados: 1- Entender as preferências dos entrevistados, além de seus comportamentos e interações sociais no período pré-pandemia; 2- Percepção e tendência dos novos serviços de entretenimento desenvolvido durante o período de pandemia; 3- Compreensão dos valores entregues pelo entretenimento neste período. Diversas novas atividades foram ou estão sendo desenvolvidas ou retomadas com o intuito de suprir a necessidade do ser humano de se divertir, entreter e esquecer dos problemas que afligem as rotinas. os
Com o levantamento dos dados realizados neste artigo entende-se que muitas atividades de entretenimento sofrerão mudanças estrutural do modo como são oferecidas. Estas mudanças devem atender não somente as novas diretrizes impostas pelo momento, mas também devem se preocupar em ser mais acessíveis e individualizas. Constatou-se nesta pesquisa que as pessoas tiveram uma forte alteração de rotina relacionada ao entretenimento e que elas estão buscando maneiras diversas para atender estas necessidades que ficaram desassistidas. A readaptação não é um processo simples.
DADARIO, Bruno Cesar. Diário do isolamento: a importância da leitura aliada à interação virtual em tempos de pandemia. Cogitare, v. 3, n. 1, p. 94-96, 2020. DE ALMEIDA MARTINS, Gabriel; SILVA, Davi Milleli. MUSEU, EDUCAÇÃO E O COVID-19: UMA ABORDAGEM TEÓRICA DOS ACERVOS DIGITAIS EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 4, p. 55-59, 2020. DE SOUSA JÚNIOR, João Henriques et al. “# FIQUEEMCASA E CANTE COMIGO”: ESTRATÉGIA DE ENTRETENIMENTO MUSICAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 4, p. 72-85, 2020.