Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PERCEPÇÃO ACERCA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - CAMILA FRITZEN CIDON
Universidade Feevale - Campus 2 Responsável pela submissão
2 - Giseli Vecchietti
Universidade Feevale - Novo Hamburgo

Reumo

O comportamento de consumo indica decisões e preferências que são adotadas de forma progressiva na incorporação da ideia de que preocupações ambientais são importantes, gerando a percepção individual de que a justiça para com o meio ambiente está sendo promovida. O sujeito ecológico é, portanto, aquele que se empodera da dimensão ambiental em seu modo de vida, adotando um comportamento de cuidado, responsabilidade e preocupação com o meio ambiente. A educação ambiental prevê o envolvimento de um conjunto de atores sociais que busquem ações alternativas ao modelo de desenvolvimento corrente.
A educação ambiental dos sujeitos prevê o envolvimento de um conjunto de atores sociais que busquem ações alternativas ao modelo de desenvolvimento corrente, que instiga os educandos para a análise crítica dos problemas socioambientais, derivados do consumo crescente e irresponsável para com o meio ambiente. Dessa forma, este estudo de caso exploratório pretende investigar, junto a graduandos de ensino superior, qual o grau de consciência ecológica desses indivíduos quanto a suas escolhas cotidianas, bem como a influência da educação formadora em seu comportamento.
A EA poderá contribuir para que os indivíduos possam sopesar os vários lados de uma questão por meio do pensamento crítico e aprimoramento das habilidades próprias de resolução de problemas e da tomada de decisões (Candamio et al., 2018). O conceito de consumo consciente é definido também como o consumo de bens e serviços que levem em consideração o respeito aos recursos ambientais e que garanta o atendimento das necessidades das presentes gerações, sem comprometer o atendimento das futuras (Tódero, Macke & Biasuz, 2011).
O presente estudo se caracteriza como um estudo de caso exploratório que, segundo Gil (2002) proporciona maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. O método de pesquisa utilizado foi de análise de conteúdo que, conforme Bardin (2010) caracteriza-se pelas seguintes fases de condução: organização da análise, codificação, categorização e tratamento dos resultados. O questionário de 23 perguntas foi construído com base na literatura relevante acerca dos temas educação ambiental e consumo consciente.
Quanto a dimensão da educação no reflexo das atitudes dos entrevistados, 48% dos alunos não afirmaram que estimúlos recebidos no ambiente escolar tenham contribuído para torná-los mais conscientes, revelando o que outros autores já evidenciaram em estudos pertinentes ao tema, de que mais mais educação ambiental e conhecimento teórico, não está estimulando os alunos para torná-los mais críticos perante a suas escolhas e o ato do consumismo. Na categoria de análise Informação, houve concordância com as afirmações sobre desenvolvimento sustentável e o conhecimento de assuntos ligados ao tema.
Os resultados desta pesquisa identificaram a necessidade de aprimoramento de um ensino ambiental voltado para a mudança de atitudes e hábitos de consumo, não apenar ater-se a teoria e ambiente interno de sala de aula. Propostas pedagógicas que proponham práticas de conscientização para maior compreensão de todo o processo de consumo, sua dinâmica e consequência são temáticas relevantes frente a realidade e que se confirma com o resultado dos questionários aplicados. Para pesquisas futuras, recomendamos o aumento do número de indivíduos para participação na pesquisa.
Candamio, L.V., Corti, I.N., & Alvarez, M.T.G. (2018). The importance of environmental education in the determinants of green behavior: A meta-analysis approach. Journal of Cleaner Production, 170, 1565-1578. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652617322175?via%3Dihub. Tódero, M., Macke, J., & Biasuz, T.S. (2011). The conscientious consumption and the relation with the enterprise social actions for damages. [s. l.]. DOI 10.24857/rgsa.v5i1.284. Recuperado de:https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsbas&AN=edsbas.E2E935A3&lang=pt-br&site=ed