Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE COMPLIANCE EM UMA EMPRESA DE TELEATENDIMENTO
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Maraísa da Silva Soares Costa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
2 - CLÁUDIA Ferreira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - Coração Eucarístico Responsável pela submissão
3 - Carolina Pinheiro Batista
- Faculdade Pitágoras

Reumo

A participação de grandes empresas brasileiras, em escândalos de corrupção nas últimas décadas, remete-se a fatos que decorrem da fragilidade de ações e práticas de Compliance, à falta de ética, transparência e negligência empresarial com a sociedade e com o meio ambiente, bem como outros desafios relativos à ausência de boas práticas de governança corporativa.
O estudo traz a experiência de uma empresa de grande porte com filiais em outros estados brasileiros, cerca de 25 mil empregados, possibilitando compreender as práticas de Compliance adotadas para garantir a transparência e evitar atitudes corruptivas, bem como, não ter um indicador de mídia negativo que possa interferir no seu capital ativo e reputação. O objetivo do estudo foi compreender as práticas de Compliance adotadas em uma empresa de teleatendimento de grande porte no Brasil.
O aporte teórico institucional dá suporte para estudar o Compliance devido a influência do ambiente interno e externo sobre a empresa. Como fatores externos têm-se o cumprimento as legislações, acionistas, mercado altamente competitivo dentre outros, e no ambiente interno, a cultura da empresa, conselho interno, proprietários e políticas e práticas de recursos humanos (Paauwe, 2004, Lacombe & Chu, 2008).
A estratégia metodológica utilizada foi qualitativa, descritiva e estudo de caso único. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturado constituído de 10 questões sobre Governança Corporativa e Compliance. A empresa Soft/SA foi selecionada por atender os pré-requisitos do problema e objetivo do estudo. Trata-se de uma empresa brasileira de grande porte, que atua no setor de serviços, possuindo dezesseis unidades situadas em sete estados e está no mercado há 29 anos.
Algumas ações que são realizadas na empresa apontam para uma melhoria contínua, mas, demonstrando que é apenas o começo. Por isso, é interessante fazer nova pesquisa depois do amadurecimento da empresa em relação ao Compliance. A empresa adota controles internos e auditoria interna. A empresa contribuído para a sustentabilidade econômica, ambiental e social e ações voltadas para a responsabilidade social corporativa.
A empresa cumpre algumas práticas da cultura de Compliance com seus controles internos, cumprimentos as legislações vigentes, a preocupação com a ética, sustentabilidade e responsabilidade corporativa, e a sintonia da área de gestão de pessoas com Compliance.Ter elevado índice de Compliance possibilita diminuir o risco de corrupção nas grandes empresas e aumentar o grau de transparência dessas ações e a credibilidade no mercado.
Chiaretto, S., Batista, C. P., & Barbosa, G. R. (2017). O compliance nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso sobre a Empresa Aduaneira. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, 2(2), 102-117. Haas, K.R., Vieira, E.P., & Brizolla, M.M.B. (2020). Apontamentos da auditoria interna e de compliance em uma cooperativa de crédito e seus reflexos na qualificação dos controles internos. Revista Gestão e Planejamento, 21, 23-38. Paauwe, J. (2004). HRM and Performance: Achieving Long Term Viability. Oxford: Oxford University Press.