Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DAS COOPERATIVAS GAÚCHAS PARA A AGENDA 2030: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO DIA C
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Bruno Nonnemacher Buttenbender
Universidade do Vale do Taquari - Centro Universitário UNIVATES Responsável pela submissão
2 - Douglas Henrique Flach
-
3 - Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar
- Centro Universitário Univates
4 - Júlia Elisabete Barden
Universidade do Vale do Taquari - Centro Universitário UNIVATES
5 - Carlos Candido da Silva Cyrne
Universidade do Vale do Taquari - Program de Pós-graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis - PPGSAS

Reumo

O cooperativismo desempenha um papel importante para a construção de um desenvolvimento sustentável, considerando seus princípios e a preocupação com as comunidades onde está inserido. Diversas têm sido as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras para contribuir com as agendas focadas neste tema, entre as quais está o Dia de Cooperar (Dia C).
O presente estudo teve por objetivo analisar as ações desenvolvidas pelas cooperativas do Rio Grande do Sul no Dia C no período de 2017 a 2019, visando o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Propõe-se um exercício acerca da relação teórica existente entre a discussão do desenvolvimento sustentável – tomando como base a Agenda 2030 (ONU, 2015) – com a estruturação do modelo cooperativo (OCB,2018). Tendo sido estabelecida a relação original de ambos os movimentos, abre-se espaço para a compreensão e observação da relação prática entre os dois. Neste sentido, destacam-se as ações desenvolvidas pelas organizações cooperativas junto às comunidades em que atuam, com vistas ao desenvolvimento econômico, inclusão social, sustentabilidade ambiental e boa governança (DIA C, 2019).
Realizou-se análise de dados secundários do banco de dados denominado SIS Dia C, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).
Entre os resultados destaca-se que o número de ações desenvolvidas e de voluntários envolvidos nas ações relativas ao Dia C foi crescente ao longo do período analisado. Além disso, 10 ramos do cooperativismo desenvolveram ações em todas as regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) no RS, exceto em uma região, e tiveram o objetivo de atender todos os ODS, especialmente ODS3 e ODS4. Já as ações estão relacionadas especialmente a doação ou arrecadação de donativos, destinados para a comunidade em geral, através de ações pontuais e que atendem especialmente a dimensão social.
A análise e reflexão em torno das atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas em vistas ao Dia C nos apresentam considerações importantes. Primeiramente, de que o modelo cooperativo - tanto a nível local quanto a nível nacional, vide a iniciativa ser uma proposição da OCB - assume e se preocupa com a melhoria das condições de vida de seus cooperados e da comunidade em que atua, e o envolvimento com a Agenda 2030 permite um direcionamento para as ações.
DIA C - Relatórios do Dia de Cooperar. Sistema OCB. 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2019. OCB. Cooperativismo e ONU firmam parceria. 2018. Disponível em https://www.somoscooperativismo.coop.br/noticia/21138/cooperativismo-e-onu-oficializamparceira. Acesso em 07 mar. 2020. ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 05 mar. 2020.