Resumo

Título do Artigo

OBSTÁCULOS PARA A ADOÇÃO DA SIMBIOSE INDUSTRIAL NO DISTRITO INDUSTRIAL DE MARACANAÚ: INSIGHTS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Responsável pela submissão
2 - Ana Carla Cavalcante das Chagas
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Administração
3 - Silvana Maria de Sousa dos Santos
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Maracanaú
4 - Sara Martins Silva
Centro Universitário Fametro - UniFametro - Administração
5 - FRANCISCO MATEUS DE ABREU LOPES
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Maracanaú

Reumo

A maioria dos parques industriais brasileiros possui problemas com a gestão dos resíduos, sendo a América Latina uma região inexpressiva em termos de projetos de ecoparques industriais. Portanto, o gerenciamento de resíduos sob a perspectiva de ganhos econômicos, ambientais e sociais é relevante a nível empresarial e governamental.
Os distritos industriais brasileiros precisam antecipar-se às tendências de simbiose para poderem estar aptos a competir no mercado internacional. Ademais, no Brasil, a simbiose industrial ainda é um tema desconhecido no mundo acadêmico e dos negócios. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar os principais obstáculos para a adoção da simbiose industrial no distrito industrial de Maracanaú.
A simbiose industrial pode ocorrer no meio empresarial, com trocas de materiais, resíduos e energia entre diferentes corporações. Diante disso, as empresas trabalham por um benefício coletivo que é maior que a soma dos benefícios individuais. A adoção da simbiose por parte das indústrias traz como benefícios a redução de custos, consequentemente um aumento da receita, aumento da disponibilidade de recursos críticos, redução de dados ao meio ambiente. Além disso, o acesso ao conhecimento tecnológico e ao processo de tomada de decisão de outras indústrias são outras vantagens.
Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, uma vez que os métodos científicos utilizados não se baseiam em análise e medição numérica. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a gestores, diretores e analista de indústrias no distrito industrial do Maracanaú. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um roteiro de perguntas elaborado a partir de estudos prévios sobre simbiose industrial: Golev, Corder e Giurco (2014). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo.
As análises realizadas deixaram perceptíveis que a cooperação é o fator que mais predomina para a realização da simbiose no distrito. Identificou-se ainda três novas categorias como fatores que ocasionam o obstáculo na simbiose: a comunicação, o governo e a infraestrutura. Os resultados permitiram descobrir quais os obstáculos para a adoção da simbiose em Maracanaú.
A presente pesquisa encontrou quais obstáculos devem ser superados para a adoção da simbiose industrial no distrito de Maracanaú. Os resultados mostraram que a falta de cooperação e comunicação entre as indústrias e aspectos do ambiente institucional, como presença ativa do governo e infraestrutura da região são aspectos que dificultam a aderência das indústrias à simbiose. Por fim, o trabalho pretende iniciar o debate sobre simbiose industrial nos distritos industriais do Brasil, evidenciando a relevância de ações em prol do desenvolvimento sustentável.
CEGLIA, D.; ABREU, M.C.S.; DA SILVA FILHO, J.C.L. Critical elements for eco-retrofitting a conventional industrial park: Social barriers to be overcome. Journal of Environment Management, v.187, p.375–383, 2017. GOLEV, A.; CORDER, G. D.; GIURCO, D. P. Barriers to Industrial Symbiosis: Insights from the Use of a Maturity Grid. Journal of Industrial Ecology, v.19, n.1, p.141–153, 2014.