Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Aline Guimarães Monteiro Trigo
Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Maracanã Responsável pela submissão
2 - Luís Fernando de Menezes Tanaka
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ - Maracanã
3 - Ursula Maruyama
Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca -
4 - Jose Aires Trigo
Universidade Estácio de Sá -

Reumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem fazer parte da agenda de planejamento e de gestão de políticas públicas do país, que consolidam avanços sociais e a recuperação econômica do País. É também uma chance de convergência dos esforços do Governo e da sociedade civil para acabar com a pobreza e a fome, lutar contra as desigualdades e combater mudanças climáticas, dentre outros objetivos. Faz-se necessário que os benefícios dos ODS alcancem todos os brasileiros; sendo assim, uma oportunidade de ação conjunta, onde as políticas locais dialoguem com a estratégia de ação nacional.
Considerando que os resíduos sólidos são grandes agressores ao meio ambiente, provocando danos sociais e prejuízos econômicos, esse trabalho busca alinhar alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 12, que trata do consumo e produção sustentáveis, às condutas e ações locais, que tragam uma visão mais holística da problemática da degradação ambiental, ao mesmo tempo em que estimula a busca de soluções tecnológicas e práticas ambientalmente sustentáveis relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos dentro dos grupos de extensão do Cefet/RJ.
Mesmo que os ODS conduzam às metas globais, cabe a cada governo adaptar, criar ou incentivar os agentes da sociedade a desenvolver projetos que possam contribuir com esses objetivos em âmbito nacional e local. Portanto, a Agenda 2030 reconhece o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável. Os ODS incentivam as instituições de ensino a planejar suas ações, no âmbito da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão, e utilizá-los com criatividade e inovação, principalmente, quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos
Este estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa que retrata um nível de realidade que trabalha com opiniões. Classifica-se, quanto à natureza, como de pesquisa básica, onde o foco é produzir conhecimentos para entender o impacto dos ODS nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos da instituição de ensino, e quanto aos objetivos, enquadra-se como pesquisa exploratória. Como instrumento de coleta de informações, fez-se uso de um roteiro estruturado de perguntas usadas nas entrevistas com os líderes dos grupos de extensão.
Os projetos e/ou atividades dos grupos de extensão do Cefet/RJ, relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos, atendem às metas relacionadas aos ODS 12 (12.2 / 12.5 / 12.8). Verifica-se, também, que as respostas, ao roteiro de perguntas, demonstram a percepção de que os projetos devem conduzir a um modelo de produção e consumo mais sustentável e, há, por parte dos líderes ou representantes dos projetos ou grupos de extensão a preocupação em criar uma cultura que contemple uma responsabilidade técnica, ambiental, econômica e social no contexto de cada equipe.
Não apenas fazendo parte da agenda de planejamento e de gestão de políticas públicas do país, os ODS devem alcançar todos. E considerando a importância da divulgação acerca da sustentabilidade, especialmente ao incorporar valores sociais, ambientais e econômicos em estratégias a serem desenvolvidas por alunos de instituições de ensino, é mister que os ODS incentivam as instituições de ensino a planejar suas ações, no âmbito da extensão. Recomenda-se a revisão dos projetos já existentes, dentro da temática de resíduos sólidos, e verificar se os mesmos estão alinhados as ideias do ODS 12.
ABRELPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS PÚBLICAS E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. São Paulo, 2019. Disponível em: http://abrelpe.org.br/publicacoes/. Acesso em: 24 Abr. 2020. CEFET/RJ. Apresentação: A extensão no Cefet/RJ. 2016. Disponível em:< http://www.cefet-rj.br/index.php/apresentacao-extensao> Acesso em 03 Ago. 2020. NAÇOES UNIDAS BRASIL. Momento de ação global para as pessoas e o planeta. 2020. Disponível em: Acesso em 16 Mar. 2020.