Resumo

Título do Artigo

APROXIMAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA COMPARTILHADA: O CASO WINNIETECA
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - ANA CLARA APARECIDA ALVES DE SOUZA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Escola de Negócios Responsável pela submissão
2 - Bruna Tkatch Pereira
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Jornalismo

Reumo

O interesse em torno dos termos Inovação Social (IS) e Economia Compartilhada ou de Compartilhamento (EC) tem alcançado bastante espaço nas discussões acadêmicas e na configuração das práticas cotidianas. São diversas as possibilidades de problematização e objetos de investigação científica a partir da utilização dessas abordagens. Compreende-se que ambos os conceitos têm sido debatidos, sob diferentes perspectivas, mas que há uma aproximação possível de delineamento. Dessa forma, este artigo dedica-se à discussão sobre a aproximação conceitual, com um exemplo prático, entre essas abordagens.
Esta proposição se justifica pela atualidade das discussões em torno da inovação social e da economia compartilhada, considerando o esforço que tem havido para a compreensão desses conceitos e das práticas que têm sido classificadas como tal. No contexto pandêmico de 2020, é possível identificar a intensificação do amplo debate em tornos dessas temáticas, devido aos efeitos econômicos, sociais e ambientais intensificados na pandemia. Nesse sentido, partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como é possível estabelecer a aproximação entre inovação social e economia compartilhada?
A fundamentação teórica desta pesquisa destaca os esforços conceituais identificados na literatura sobre inovação social e economia compartilhada. Ressalta-se que não há um consenso sobre o que caracteriza essas abordagens, mas identifica-se na essência de suas proposições a busca pelo atendimento a necessidades sociais não atendidas pelos meios tradicionais. Tanto a inovação social quanto a economia compartilhada podem ter características com ou sem fins lucrativos, entretanto, o lucro apresenta-se como um objetivo secundário nos seus discursos.
Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com vistas a melhor compreender o fenômeno de interesse. O procedimento de coleta de dados deu-se em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre inovação social e economia compartilhada. Na segunda etapa, foi criada uma planilha comparativa entre os textos. Na terceira etapa, após identificados os trechos desses artigos que sinalizam alinhamentos discursivos, buscou-se um caso para ilustrar a aproximação entre inovação e economia compartilhada, a WinnieTeca®.
A discussão apresentada pela revisão de literatura e a análise de um caso, indicam a possibilidade de aproximação do conceitos de inovação social e economia compartilhada e a sua potencialização como abordagens voltadas a reconfigurações sociais necessárias ao atendimento de necessidades contemporâneas complexas, sendo estas derivadas de desigualdades sociais ou de modelos econômicos que demandam novas sistematizações das relações sociais. A análise da WinnieTeca® ilustrou o potencial da aproximação entre inovação social e economia compartilhada sem fins lucrativos.
Compreende-se que aproximar inovação social e economia compartilhada permite a junção da leitura de dois conceitos contemporâneos complexos, encadeados pela também complexidade das relações sociais estabelecidas nessas práticas. O esforço da aproximação conceitual apresentado neste artigo poderá contribuir para a ampliação das leituras possíveis que considerem o caráter de missão social fundante da inovação e das iniciativas de economia compartilhada, para além de noções mais centradas no caráter mercadológico.
BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3-14, 2011. MONTEIRO, A. O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas. Dados [online], v.62, n.3, 2019. PETRINI, M.; FREITAS, C. S.; SILVEIRA, L. M. A proposal for a typology of sharing economy. Revista de Administração Mackenzie – RAM, v. 18, n.5, p.39-62, 2017. SCHOR, J.; ATTWOOD-CHARLES, W. The “sharing” economy: labor, inequality, and social connection on for?profit platforms. Sociology Compass, p. 1-16, 2017.