Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NA CIDADE DE ALAGOA GRANDE-PB
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Odilon Geminiano de Albuquerque Neto
-
2 - Sandra Maria Araújo de Souza
- Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3 - Paloma Rayanne Silva Bezerra
Universidade Federal de Campina Grande - Campus I Responsável pela submissão
4 - Gêuda Anazile da Costa Gonçalves
- Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Reumo

O consumo desenfreado de equipamentos eletroeletrônicos nas últimas décadas tem ocasionado graves problemas na sociedade moderna, dentre eles, a necessidade de prover um destino ambientalmente correto a esses equipamentos ao fim da sua vida útil. As grandes quantidades de equipamentos eletroeletrônicos obsoletos descartados no meio ambiente, a cada dia, têm mobilizado as autoridades públicas, empresários e sociedade civil a tomarem algumas iniciativas, haja vista os impactos advindos do inadequado descarte desse material altamente tóxico para o meio ambiente e a saúde humana.
O trabalho parte da premissa de que o gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos pode trazer muitos benefícios para todos os atores sociais. A problemática desse estudo pauta-se em: Como é feita a gestão dos resíduos eletroeletrônicos no município de Alagoa Grande-PB? Nesse contexto, o estudo tem por objetivo analisar a gestão dos resíduos eletroeletrônicos no município de Alagoa Grande- PB.
A fundamentação teórica inclui a conceituação e a classificação dos resíduos, o gerenciamento dos resíduos sólidos e a definição de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.
Em relação aos fins, a pesquisa é descritiva de cunho exploratório. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os dados primários foram coletados através de entrevistas com agentes institucionais envolvidos na gestão dos resíduos eletroeletrônicos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados mostraram que as ações da prefeitura municipal e das assistências técnicas são ainda isoladas, revelando assim, o distanciamento de todos os responsáveis no gerenciamento ambientalmente correto.
Existe a necessidade de que todos os responsáveis nessa gestão comprometam-se, procurando participar nos projetos existentes e que estão em fase embrionária sobre a temática, para assim tornar todo o processo de gestão mais efetivo.
BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de Agosto de 2010. Política nacional de resíduos sólidos. Distrito Federal: Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305. Acesso: 02 set. 2017.