Resumo

Título do Artigo

MODELO DE MENSURAÇÃO DE CIDADES SAUDÁVEIS SUSTENTÁVEIS E SEUS EFEITOS NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Stephane Louise Boca Santa
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Unidade Florianópolis Responsável pela submissão
2 - Thiago Coelho Soares
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Rodolfo Santa Maria de Souza e Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - Florianópolis
4 - José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
-

Reumo

Sustentabilidade é um termo amplo e representa um fim, uma empresa ou uma cidade é ou não é sustentável. Ser totalmente sustentável é uma tarefa difícil para empresas e para pessoas, por isso, muitos adotam ações relacionadas à sustentabilidade utilizando sistema de indicadores. Com o objetivo de direcionar os estados ao redor do mundo para alcançar o objetivo de tornar o planeta mais sustentável para as futuras gerações, a ONU criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os quais, destaca-se para esta pesquisa o objetivo 11, referente a cidades.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável deve haver na cidade um planejamento com vistas para este fim, pois, as decisões de planejamento afetam as populações urbanas, seja em questão de saúde, segurança, bem-estar. Com base neste contexto, tem-se como objetivo nesta pesquisa verificar quais indicadores de sustentabilidade compõe um modelo de mensuração de cidades saudáveis sustentáveis e seus impactos nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Cidades sustentáveis e saudáveis são definidas como cidades que visam reduzir seus impactos ambientais, visando pelo bem social e o desenvolvimento da economia. De acordo com o apresentado, as hipóteses dessa pesquisa são: H1 - Existe influência da dimensão social das cidades saudáveis sustentáveis, nos objetivos de desenvolvimento sustentável; H2 - Existe influência da dimensão econômica das cidades saudáveis sustentáveis, nos objetivos de desenvolvimento sustentável; H3 - Existe influência da dimensão ambiental das cidades saudáveis sustentáveis, nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Para a construção do modelo, optou-se por uma revisão sistemática da literatura. Posteriormente, a coleta de dados foi via survey através da ferramenta Google Forms, entre os dias 27/06 e 18/08/2020, por meio online. Em seguida, os dados coletados foram inseridos em planilhas do software Excel e analisados por meio de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equação estrutural de mínimos quadrados parciais (partial least square), com apoio do software SmartPLS, versão 3.
O modelo de cidade saudável sustentável é composto por 3 indicadores: Dimensão social nas cidades; Dimensão econômicas nas cidades; e Dimensão ambiental nas cidades. Após análises quantitativas, verificam-se os construtos superiores a 0.80 e índices de confiabilidade atendidos. Quanto às hipóteses, H1 foi suportada, H2 e H3 não foram suportadas. Sugere que há um entendimento limitado (dos respondentes) sobre quais indicadores contribuem para avaliar e planejar cidades saudáveis sustentáveis.
O objetivo do artigo foi atendido, assim, gerou-se um modelo final contendo sete indicadores ambientais, onze indicadores econômicos e oito indicadores sociais, bem como foi possível analisar a relação desses indicadores com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Como sugestões para trabalhos futuros, sugere-se investigar modelos alternativos de indicadores de sustentabilidade. Acredita-se que, com o aprofundamento dos estudos sobre as cidades saudáveis sustentáveis será possível gerar conhecimentos que sejam aplicados nas gestões municipais.
Alyami, S. H. (2019). Opportunities and Challenges of Embracing Green City Principles in Saudi Arabia Future Cities. Ieee Access, 7, 178584-178595. doi: 10.1109/access.2019.2959026 UN. (2020). Sustainable Development Goal. United Nations. Retrieved 18 May, 2020, from https://sustainabledevelopment.un.org/sdg11 Yang, Y., Guo, H., Chen, L., Liu, X., Gu, M., & Ke, X. (2019). Regional analysis of the green development level differences in Chinese mineral resource-based cities. Resources Policy, 61, 261-272. doi: https://doi.org/10.1016/j.resourpol.2019.02.003