Resumo

Título do Artigo

RELATO INTEGRADO DA SUZANO S.A.: UMA ANÁLISE DO ELEMENTO DE CONTEÚDO ‘GOVERNANÇA’
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FABIOLA TAIRA SANTOS PORTO
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - UNIB
2 - Flávia Cruz de Souza Murcia
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - Chácara Flora Responsável pela submissão

Reumo

Um tema de alta relevância para as corporações é o disclosure, já que é uma das formas da empresa se comunicar com seus acionistas e com o mercado, além de apresentar o desempenho da administração (Lanzana, 2004). Vale destacar que o disclosure pode ser tanto obrigatório como voluntário. No que se refere aos documentos voluntários, estes não possuem formatos ou modelos. Como exemplo, tem-se o Relato Integrado, o qual reúne informações financeiras e não financeiras. Contudo, não há um checklist a ser seguido pelas companhias, tampouco critérios de avaliação sobre seu conteúdo ou qualidade.
O estudo tem como problema de pesquisa: Qual a qualidade informacional do elemento de conteúdo ‘governança’ do Relato Integrado de 2019 da companhia Suzano S.A.? Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar a qualidade informacional do elemento de conteúdo ‘governança’ do Relato Integrado de 2019 da companhia Suzano S.A. Importante mencionar que “qualidade informacional” refere-se ao nível de aderência do Relato Integrado à métrica proposta neste estudo. Desta forma, quanto mais itens da métrica um Relato Integrado apresenta, “maior a qualidade informacional” deste relatório.
Um relatório integrado é um documento sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas de uma organização, no contexto do ambiente externo, levam à geração de valor em curto, médio e longo prazo (IIRC, 2014). O Relato Integrado (RI) possui 8 elementos de conteúdo: Visão geral organizacional e ambiente externo, Governança, Modelo de negócios, Riscos e oportunidades, Estratégia e alocação de recursos, Desempenho, Perspectiva, e Base para apresentação. Quanto aos benefícios da adoção do RI, pode-se destacar um menor risco de reputação e uma melhor alocação de recursos.
Este estudo é do tipo exploratório-descritivo, uma vez que tem como objetivo analisar a qualidade das informações relacionadas à governança divulgadas pela empresa Suzano em seu Relato Integrado de 2019. A métrica com os 27 itens para análise do elemento de conteúdo ‘governança’ foi construída com base em 14 estudos. Optou-se por utilizar a análise de conteúdo para verificar a presença ou ausência dos itens da métrica no Relato Integrado da Suzano. Patten (2002) destaca que a forma mais comum de análise de documentos corporativos retrata a existência ou não de itens pré-determinados.
A análise quantitativa constatou a presença de 12 itens dos 27 que compõem a métrica. Assim, o Índice de Relato Integrado analisado totalizou 44,44%. A análise qualitativa verificou as sentenças evidenciadas pela companhia Suzano para cada um dos itens que foram divulgados. Ressalta-se a preocupação da empresa em detalhar as informações principais sobre a governança da empresa e sua aplicabilidade. Além disso, itens mais específicos como gestão do risco, cultura e ética, e gestão da inovação também foram evidenciados pela companhia, demonstrando inclusive ações pontuais nestas áreas.
A análise quantitativa calculou o Índice de Relato Integrado da Suzano, o qual totalizou 44,44%. Este percentual evidencia a necessidade de um maior comprometimento da empresa na divulgação de informações relacionadas à governança. A análise qualitativa identificou os temas mais mencionados pela empresa: informações gerais sobre governança corporativa, cultura e ética, gestão do risco e da inovação. Também foi detalhado o atendimento às normas e regulações. Contudo, nada foi discutido sobre remuneração ao longo do relatório, tópico presente em quatro itens da métrica.
IIRC - International Integrated Reporting Committee. (2014). IR – Integrated Reporting. Recuperado em 7 outubro, 2019, de http://integratedreporting.org/. Lanzana, A. P. (2004). Relação entre disclosure e governança corporativa das empresas brasileiras. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Patten, D. M. (2002). The relation between environmental performance and environmental disclosure: a research note. Accounting, Organizations and Society, 27(8), 763-773.