Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE O PROJETO COM-VIDA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Efigênia Maria Martins de Melo Paulo
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Instituto Federal de Rondônia - IFRO/ZN Responsável pela submissão
2 - Lady Day Pereira de Souza
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte

Reumo

Diante de um cenário de degradação ambiental, surge a urgência e a busca pela sustentabilidade, bem como, pela sua inserção nas práticas da educação ambiental de forma a promover o bem-estar da sociedade. Para tanto, foi necessário compreender alguns conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável que norteiam esta temática. Neste mesmo enfoque a Educação ambiental é o meio pelo qual será possível a mudança na conscientização de como devemos cuidar do planeta começando com pequenas iniciativas de preservação em atividades vivenciadas em nossas rotinas.
Na busca por temas que envolvessem projetos de sustentabilidade nos deparamos com o portal do Ministério da Educação que descreve os objetivos e ações da Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de vida (Com-vida) surgindo desta maneira o interesse pela pesquisa sobre a Com-vida.Surge então um questionamento: Qual a percepção dos participantes da comissão de meio ambiente e qualidade de vida (Com-vida)? Portanto, o objetivo deste artigo é conhecer qual a percepção dos participantes da Comissão do meio ambiente e qualidade de vida e como funciona a operacionalização da Com-vida na Escola Estadual.
Os problemas e impactos ambientais tornaram-se evidentes, por volta dos anos de 1960 e início dos anos de 1970 e passam a ser amplamente discutidos. Neste período, as indústrias não tinham o compromisso em reparar os danos causados ao meio ambiente, por resíduos por elas gerados e descartes inadequados. A primeira grande Conferência Mundial foi realizada pela Organização da Nações Unidas (ONU), ocorreu em 1972 em Estocolmo. Como resultado do evento evidenciou-se, a necessidade de realizar a educação ambiental envolvendo a sociedade nas soluções dos problemas ambientais (REIGOTA, 1994).
A pesquisa é caracterizada quali-quantitativa de natureza descritiva e exploratória, buscando como fontes pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa de campo de forma a descrever o trabalho que está sendo realizado na Com-vida da Escola Estadual em Porto Velho-RO.Para coleta de dados foram solicitadas informações junto a Coordenadora da Com-Vida da Escola e também foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para os discentes, servidores ou voluntários que participam desta comissão.O questionário com 11 perguntas fechadas foi respondido por meio do formulário Google forms .
A Coordenadora da Com-vida menciona que os alunos têm encontros semanais na escola e relatou as diversas ações realizadas pela Com-vida. O questionário foi aplicado um formulário em 23 a 28 de abril de 2020, inicialmente procuramos saber dos participantes se eles conheciam o que é Com-vida e, de acordo com a resposta dos 25 participantes da pesquisa totalizando 100% dos entrevistados, afirmam saber o que é a Com-vida. Os participantes desta pesquisa, em sua maioria, afirmam que ao participar da Comissão tiveram uma mudança em seu pensamento e na forma de interagir com o meio ambiente.
Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos participantes da Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida) e a operacionalização na escola estadual a qual foi realizada a pesquisa. Consideramos que o objetivo foi alcançado, ficando evidente que os participantes da escola estadual pesquisada: percebem de forma positiva e compreendem as ações da comissão da qual fazem parte, possuem um trabalho pontual, com ações contínuas e permanentes, tanto no âmbito escolar e quanto no seu entorno.Sugere também ampliar a pesquisa de percepção dos participantes e de impacto desses projetos.
ANDION, Carolina. Análise de Redes e Desenvolvimento local Sustentável- RAP Rio de Janeiro 37(5): 1033-54, out. 2003. BARONI, Margaret. Ambiguidade e deficiência do Conceito de Desenvolvimento Sustentável – Ver. Adm. 32(2): 14-24, 1992, 16834. BRASIL, Constituição da República Federativa de 1988, Brasília, DF. BRASIL, Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Ministério do meio Ambiente, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Com-vida Série Documentos Técnicos, nº 10.