Resumo

Título do Artigo

EFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - FERNANDO RUFINO DE BARROS
Centro Universitário Unihorizontes - Santo Agostinho Responsável pela submissão
2 - Henrique Rego Monteiro da Hora
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
3 - ALLINE SARDINHA CORDEIRO MORAIS
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Reumo

A educação é responsável por qualificar os profissionais de modo a atender as demandas das organizações e da sociedade frente as mudanças e avanços na economia, tecnologia e informação. Por se tratar de uma organização em que a relação entre insumos e produtos é bem mais complexa do que em uma indústria, torna-se importante a adaptação das técnicas de avaliação e diagnóstico às suas especificidades. Diante dessa necessidade, a Análise Envoltória de Dados (DEA) se tornou um instrumento eficaz utilizado para a análise da eficiência em instituições de ensino.
Esta pesquisa possui a seguinte questão principal: Qual o perfil da produção científica sobre os estudos de DEA em Instituições de Ensino Superior na base do Scopus? Deste modo, este trabalho tem como objetivo examinar a produção bibliográfica referente a utilização do DEA em IES na base de conhecimento do Scopus, bem como aferir a produtividade dos autores pela aplicação da lei de Lotka (1926) e dos periódicos com a lei de Bradford (1953).
Os estudos sobre a Teoria de Firma de Ronald Harry Coase (1937) deram início aos anseios dos pesquisadores por compreender e analisar os conceitos de eficiência e produtividade.Ao avaliar a eficiência produtiva de uma IES, parte-se do princípio de que elas sejam consideradas como um processo produtivo (COSTA et al., 2015; CULLEN, 1987).Assim é possível integrar os elementos como insumos, produtos e processos aos estudos voltados à educação (SCHWARTZMAN, 1994).Witte e López-Torres (2017) e Costa et al. (2012) citam a aplicabilidade do DEA prioritariamente para análise de instituições de ensino.
A metodologia utilizada para a realização da pesquisa se constitui de uma abordagem quantitativa, utilizando a análise bibliométrica como método para quantificar os processos de comunicação escrita utilizando o Scopus como base. Com o intuito de trazer artigos com foco na análise de eficiência das Instituições de Ensino Superior por meio do DEA, os procedimentos adotados na pesquisa iniciaram na busca dos termos “análise”, “eficiência”, “IES” e “Análise Envoltória de Dados”, bem como seus tesauros.
A consulta na base do Scopus retornou com 571 documentos em 340 veículos diferentes, sendo 461 artigos de periódicos e 88 de conferências como os tipos mais expressivos, foram também identificados 1145 autores. É possível perceber um avanço crescente nas públicas sobre o tema, demonstrando grande interesse da academia sobre a aplicabilidade do DEA em IES.
Além da evolução crescente nas pesquisas sobre o tema e grande variedade de pesquisadores com trabalhos na área, identificou-se uma diversidade autores e de veículos responsáveis pela publicação dos estudos, mostrando que ainda há grande interesse da academia pelo o tema, principalmente aqueles voltados para área de economia, corroborando com outros estudos apontados no trabalho.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 2017. BADRTDINOV, N. N.; GOROBETS, D. V. Evaluation of the Effectiveness of Management Development Institutions of Higher Education on the Basis of the Factor and Criterion Model. International Journal of Environmental and Science Education, 12167-12182. v.11,n.18,p.16, 2016. BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some Models for Estimating Technical and Scale Inefficiencies in Data Envelopment Analysis. Management Science,v.30,n.9,p.1070-1092,1984