1 - NADJA MARQUES DE FONTES Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
Responsável pela submissão
2 - Wagner Trajano Maciel SENAI CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO JOSÉ WILLIAM LEMOS LEAL - SENAI CFP JWLL
3 - Milton Carlos Farina Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Campus Conceição - PPGA
Reumo
A emergência na saúde pública mundial tornou a pandemia do Covid-19 o centro das atenções de Organização Mundial da Saúde - OMS, e dos governos, os quais diante a um vírus com ampla repercussão epidemiológica, adotaram medidas como restrições a circulação e isolamento social. Ações essas que culminaram em crises social e econômicas, devido à interrupção causada nas atividades produtivas, comerciais e até educacionais dos países. Frente a esse cenário o SENAI, lançou a competição Grand Prix, que levou estudantes em equipes a sugerirem soluções para os desafios impostos pela COVID-19.
Problema de pesquisa: quais os fatores que contribuem para o trabalho dos alunos em equipes no Grand Prix SENAI de Inovação, para resolver problemas originados pela Covid -19, segundo a visão dos instrutores?
Objetivo de pesquisa: identificar os fatores de contribuição para o para o trabalho dos alunos em equipes no Grand Prix SENAI Inovação para resolver problemas originados pela Covid - 19, segundo a visão dos instrutores.
A fundamentação teórica abordou inicialmente o histórico e o conceito da educação profissional, destacando a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -SENAI para a formação profissionalizante do país; Em seguida, foi apresentado as características dos projetos da Saga SENAI de Inovação, evidenciando a competição Grand Prix SENAI de Inovação: buscando solução para o Covid-19. Seguindo das dez dimensões de sucesso do trabalho em equipe proposta Nancarrow et al (2013). E em seção específica foi abordado as implicações do COVID- 19 para a sociedade e o setor produtivo.
Em tópico especifico foi descrito os procedimentos metodológicos da pesquisa, destacando desde as características da pesquisa, os métodos e técnicas aplicados para a coleta e análise dos dados.
Os resultados apontam que os fatores de contribuição do trabalho em equipe no Grand Prix, associam-se as dimensões apontados por Nancarrow et al (2013). E no ponto de vista dos instrutores, o "clima positivo e cultura de confiança" e "respeitar e compreender os papeis", são dimensões que propiciam o engajamento, valorização e o respeitos entre os membros da equipe, e favorecem ao alcance dos objetivos.
Observa-se que projetos apresentados pelas equipes na competição, indicam a tecnologias, como meio para solucionar as limitações do Covid -19 as atividades produtivas, sociais e educacionais.
Os fatores de contribuição do trabalho em equipe no Grand Prix SENAI estão pautados nas dez dimensões propostas por Nancarrow et al (2013). Fato que indica como as equipes de estudantes se relacionaram para alcançar os objetivos. A pesquisa não buscou esgotar a temática ou limitar as ações de enfretamento, mas ao direcionar-se para o Grand Prix, foi possível, não só identificar os fatores de contribuição do trabalho em equipe para resolver problemas originados pela Covid-19, mas foi possível indicar a importância dessa prática no processo de formação de profissionais dos estudantes.
AVELAR, Kátia Eliane Santos. et al. Os Desafios dos Governos Brasileiros no Enfrentamento da Pandemia do CORONAVÍRUS. Revista Augustus. v. 25, n. 51, p. 31 - 55, 2020. Disponível em : https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p31. Acesso em: 02 ago. 2020.
AZEVEDO, Marília Macorin de.et al. Competições no SENAI SP: uma experiência para inclusão profissional na educação profissional. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.9, p. 64 - 76, 2019.
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