Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS TRANSFORMADORES: A NOVA LÓGICA DE FAZER NEGÓCIOS
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Bruno Anicet Bittencourt
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Escola de Gestão e Negócios - EGN Responsável pela submissão
2 - Laura Chiattone Bollick
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - EGN
3 - Felipe Leão Chotgues
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Gestão
4 - Rafaela Hess
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos Porto Alegre
5 - Leonardo Mittmann
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Administração

Reumo

As crescentes demandas sociais, naturais e organizacionais do desenvolvimento sustentável exigem uma mudança estrutural no atual modelo de negócios. Nesse cenário, as organizações são vistas não apenas como parte estrutural dos problemas que o coletivo enfrenta, mas também como importantes agentes na busca e no desenvolvimento de soluções para essas questões. Frente à essa realidade, é importante que os negócios se transformem para serem capazes de transformar.
Várias abordagens teóricas e movimentos vêm buscando responder uma nova forma de fazer negócio. Contudo, tais conceituações podem ser consideradas sobrepostas, ambíguas e vagas, dificultando a compreensão desses iniciativas como um fenômeno maior. Sendo assim, torna-se necessário um conceito que englobe esses movimentos como um todo e facilite tanto o seu entendimento quanto a sua aplicação. Assim, esse artigo busca compreender e conceituar uma nova lógica de fazer negócios em que alia o retorno econômico financeiro com o impacto socioambiental.
Os Negócios Sociais são empresas cujo objetivo principal é solucionar um problema social aplicando princípios de negócios (YUNUS, 2011). Já um Negócio de Impacto Social busca atender demandas básicas que ainda não foram atendidas com qualidade ou acesso (COMINI; BARKI; AGUIAR, 2012). As Empresas B são um novo tipo de negócio que busca equilibrar propósito e lucro (BCORPORATION, 2020a). Ainda, Capitalismo Consciente é um modo de pensar sobre negócios que estão mais conscientes do seu propósito, seu impacto no mundo e no bem-estar da sociedade (MACKEY e SISODIA, 2013).
Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória dividida em três etapas. A primeira etapa constitui-se na identificação das abordagens analisadas e movimentos existentes, a segunda consistiu em uma análise documental e, por fim, entrevistas em profundidade com empreendedores para validação dos dados encontrados.
om base nos dados, identificamos convergências em quatro movimento distintos com embasamento e discussão teórica: Negócios Sociais, Negócios de Impacto Social (NIS), Empresas B e Capitalismo Consciente. Dos pontos comuns entre essas abordagens, emergiu o conceito dos Negócios Transformadores, que podem ser compreendidos através de três dimensões que se retroalimentam: o Propósito, a Geração de Valor Sistêmica e a Autossustentabilidade financeira.
Identificamos diferentes abordagens de negócios que possuem missão social além de retorno financeiro e percebemos que essas iniciativas apresentam conceitos sobrepostos e limitados, havendo assim, a necessidade compreender o movimento como um todo. Denominamos esses negócios como Negócios Transformadores. O conceito é um macroconceito para as abordagens que aliam impacto e lucro.
YUNUS, MUHAMMAD. A Empresa social. Saldanha, Trad., Tradução do original em inglês Building social business-The new kind of, 2011 MACKEY, John; SISODIA, Raj. Capitalismo Consciente: Como libertar o espírito heroico dos negócios. São Paulo: HSM, 2013. BARKI, Edgard et al. (Ed.). Negócios com impacto social no Brasil. Peirópolis, 2013. STUBBS, W. Characterising B Corps as a sustainable business model: An exploratory study of B Corps in Australia. Journal of Cleaner Production, 2017.