Resumo

Título do Artigo

ATITUDE E COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEIS DE CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO SOCIAL
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Armistrong Martins da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC
2 - Davi Sampaio Marques
Universidade Federal do Ceará - UFC - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
3 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

A compreensão da atitude e do comportamento do consumidor diante da tomada de decisão deve considerar o discurso verbal e os processos automáticos subjacentes à consciência. A força que estes exercem sobre processos cognitivos e sociais reflete a importância desse campo, pois ele afeta avaliações, julgamentos e a tomada de decisão em processos de percepção nos quais o consumidor está inserido. Destarte, é relevante realizar estudos para acompanhar e analisar atitudes e comportamentos de consumidores universitários frente aos desafios impostos pelo isolamento social em época de pandemia.
O trabalho apresenta o seguinte problema de pesquisa: “Quais são as atitudes e o comportamento dos consumidores universitários em relação ao consumo e práticas sustentáveis, tais como, a economia de água e energia, planejamento de compras, entre outras ações, em época de isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19? Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar a atitude e o comportamento sustentáveis de estudantes universitários tomando por base os estudos de Laroche et al. (2002) e do Instituto Akatu (2018).
O campo de estudo do comportamento do consumidor abrange considerações, influências sociais e cognitivas em relação à maneira como os consumidores pensam, sentem e se comportam perante a aquisição, consumo e descarte de produtos. A literatura destaca que o nível de consciência ambiental tem influenciado a relação com as empresas que, por sua vez, têm procurado definir um conjunto de ações estratégicas de marketing e operacionais para respeitar a legislação ambiental, preservar o meio ambiente e satisfazer os consumidores exigentes (TRUDEL, 2019).
Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória quanto à atitude e ao comportamento dos estudantes universitários do curso de Agroindústria, do Centro de Ciência Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O questionário utilizado foi o mesmo adotado por Melo et al. (2018), tomando por base o modelo proposto por Laroche et al. (2002), que trata da atitude dos consumidores; e para analisar o comportamento foi utilizado o teste de consumo consciente elaborado pelo Instituto Akatu (2018).
A análise do comportamento sustentável mostrou que os valores referentes às medidas de economia e de compras são os fatores de maior importância para os estudantes pesquisados. Em relação ao nível de conscientização ambiental dos estudantes, os resultados mostram uma relação positiva em termos de atitudes em prol do meio ambiente, no qual a maioria dos estudantes pesquisados se classificam como sendo engajados, praticando entre 8 e 10 comportamentos sustentáveis.
Os resultados demonstraram que os indivíduos com maiores níveis de consciência ambiental apresentam atitudes mais positivas em relação ao consumo sustentável, sugerindo que as características voltadas para o comportamento são influenciadas pelo conhecimento. Acredita-se que o estudo apresenta contribuições de caráter acadêmico e gerencial, ao abordar a discussão sobre os fatores que influenciam as atitudes e os comportamentos sustentáveis frente à conscientização ambiental dos estudantes em época de isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19.
INSTITUTO AKATU. Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. São Paulo: Instituto Akatu, 2018. LAROCHE,M. et al. Cultural differences in environmental knowledge, attitudes, and behaviors of Canadian consumers. Canadian Journal of Administrative Sciences, v.18, n.6, p.267- 282, 2002. MELO,D.N.B. et al. Sustentabilidade – uma investigação da atitude e do comportamento de estudantes de Administração. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. FEAAC, p.34-61, 2018. TRUDEL,R. Sustainable consumer behavior. Consum Psychol Rev. v.2 p.85–96. 2019.