Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES ACERCA DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UM HOSPITAL EM FORTALEZA/CE.
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Ana Rencya Silva Santos
Centro Universitário Fametro - UniFametro - Carneiro da Cunha
2 - Maria Clara dos Santos
Centro Universitário Fametro - UniFametro - Carneiro da Cunha
3 - Maria Tereza Mesquita Furtado
Centro Universitário Fametro - UniFametro - Fortaleza
4 - Ana Carla Cavalcante das Chagas
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Administração Responsável pela submissão
5 - STÊNIO LIMA RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Universidade Federal do Piauí

Reumo

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) acontece quando as organizações decidem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, como também para com um ambiente sustentável, através de suas ações na comunidade interna e externa. É portanto um tema de grande relevância tanto para as organizações, como para seu público interno e para a comunidade.
O problema que norteia este trabalho é: como as ações de RSE são percebidas pelos colaboradores de um hospital situado em Fortaleza - CE? E tem como objetivo geral analisar tais ações, e como são percebidas por seus colaboradores no contexto que antecedeu a pandemia do coronavírus.
O referencial teórico está dividido em duas etapas: na primeira delas busca-se fazer uma análise contextual do surgimento a responsabilidade social e o modo com que a mesma passou gradativamente a incorporar as estratégias e objetivos organizacionais, assim como as razões que levaram as empresas a adotarem este papel; na segunda etapa contemplam as práticas utilizadas atualmente para aplicação da responsabilidade social, utilizando estudos do Instituto Ethos.
A partir dos resultados da pesquisa realizada com 40 colaboradores, verificou-se que em sua maioria, apresentaram a visão de uma organização socialmente responsável, sendo as médias das respostas, 83,93% positivas, seguidas de 11,79% negativas e 4,29% neutras. Tendo como base os Indicadores Ethos de RSE interna, constata-se que a empresa pesquisada incentiva, protege e valoriza seus colaboradores, investindo neles para que tenham satisfação no seu trabalho, contribuindo assim também para a potencialização dos ganhos financeiros da organização.
A partir dos resultados da pesquisa realizada com 40 colaboradores, verificou-se que em sua maioria, apresentaram a visão de uma organização socialmente responsável, sendo as médias das respostas, 83,93% positivas, seguidas de 11,79% negativas e 4,29% neutras. Tendo como base os Indicadores Ethos de RSE interna, constata-se que a empresa pesquisada incentiva, protege e valoriza seus colaboradores, investindo neles para que tenham satisfação no seu trabalho, contribuindo assim também para a potencialização dos ganhos financeiros da organização.
As conclusões mostram que o público interno tem uma visão acentuada da organização como socialmente responsável, bem como também identificou os benefícios da empresa em ser socialmente responsável, de forma a contribuir para com o direcionamento de ações de melhorias organizacionais. Embora a pesquisa evidencie resultado positivo, é necessário a empresa permanecer atenta às práticas de RSE, no sentido de promover um ambiente de trabalho cada vez melhor.
DIAS, Reinaldo. Responsabilidade social: fundamentos e gestão. São Paulo: Atlas, 2012.