Resumo

Título do Artigo

GESTÃO E SUSTENTABILIDADE DO SEGMENTO APÍCOLA EM COMUNIDADES RURAIS DO CEARÁ
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOSE EDIVALDO RODRIGUES DOS SANTOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ - Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA
2 - DANIEL PAIVA MENDES
UNICATOLICA DE QUIXADA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ - UNICATÓLICA Responsável pela submissão
3 - SERGIO HORTA MATTOS
- UNICATOLICA

Reumo

GESTÃO E SUSTENTABILIDADE DO SEGMENTO APÍCOLA EM COMUNIDADES RURAIS DO CEARÁ
O estudo buscou responder ao seguinte questionamento: como é feita a gestão da produção apícola em comunidades rurais de apicultores familiares no Ceará? O estudo tem como objetivo geral de pesquisa analisar a gestão da produção apícola em comunidades rurais de apicultores familiares. Para se chegar a esse objetivo, foram traçados três objetivos específicos, i) descrever as etapas da produção apícola; ii) identificar como é feita a gestão da produção apícola nas comunidades estudadas; iii) observar as práticas de manejo realizadas pelos produtores apícolas.
O Brasil apesenta uma boa produção de mel em seus diversos biomas, porém, nos últimos anos apresentou uma redução, devido à queda na produção da região Nordeste, decorrente da escassez de chuvas, mas, as regiões Sul e Sudeste apresentaram uma alta na produção, o que fez com que a produção nacional obtivesse uma melhora (SILVA, 2011; VIDAL, 2018). No Ceará a atividade apícola se tornou uma atividade de grande importância para o agronegócio, visto que a mesma contribui muito para as regiões de pouca renda (SILVA, 2011).
A pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva foi realizada nas comunidades rurais de apicultores familiares nos municípios de Viçosa do Ceará, Ibicuitinga e Quixadá. A pesquisa de campo foi realizada em etapas: Inicialmente os apicultores familiares participaram de um curso de formação oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, tendo como instrutor o autor principal desse estudo, vinculado a Cooperativa de Trabalho para a Prestação de Serviços e Assistência Técnica – COCEPAT. A segunda etapa da pesquisa foi realizada através de observações e entrevistas.
Os resultados mostram que a maioria dos apicultores iniciaram na atividade em virtude de cursos de capacitação e de incentivos de instituições; a produção apícola tem suas etapas bem definidas, porém, algumas não são de conhecimento por parte dos apicultores; existe uma divisão de opiniões sobre qual etapa requer mais mão de obra e qual é a mais importante; a gestão e o controle da produção ainda se dá de maneira simples e precária; o mel produzido é armazenado em embalagens que visam atender ao mercado local como também a indústria.
Concluiu-se que a gestão da atividade apícola nas comunidades rurais estudadas é deficitária e que a sustentabilidade do segmento está ameaçada principalmente por este motivo aliado a fatores climáticos e a falta de assistência técnica.
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ – IPECE. Produção de Mel de Abelha – 2015. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR. Abelhas Apis melífera: instalação de apiário. 3. ed. Brasília: SENAR, 2011. SILVA, Everton Nogueira. Análise da produção comercialização apícola dos municípios de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte: um estudo de caso. Fortaleza, 2011. VIDAL, Maria de Fátima. Produção de mel na área de atuação do BNB entre 2011 e 2016. Caderno Setorial ETENE, ano 3, nº 30, abril, 2018.