Resumo

Título do Artigo

ESTAMOS COMENDO MELHOR? MUDANÇAS NO CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - CARINA PASQUALOTTO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - CEPAN Responsável pela submissão

Reumo

Inseridos num contexto de crise alimentar, poluição ambiental, crescente conscientização da responsabilidade social e sustentabilidade, vem crescendo a produção e o consumo de produtos orgânicos no Brasil e no mundo (FIBL & IFOAM, 2020). Partindo deste contexto, nos deparamos com uma grande adversidade, a pandemia do coronavirus iniciada em dezembro de 2019, em Wuhan na China (Kirk & Rifkin, 2020). O Brasil e o mundo passam a viver num contexto atípico, que vem causando um grande impacto na vida das pessoas, bem como, a alteração do comportamento de compra dos consumidores.
Diante deste contexto, o estudo buscou identificar as mudanças que ocorreram no comportamento de consumo de alimentos orgânicos durante o isolamento social, considerando o composto de marketing, ou seja, as estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação (4Ps). Assim, temos como problema de pesquisa: Quais as mudanças que ocorreram no comportamento de consumo de alimentos orgânicos durante o isolamento social, considerando o composto de marketing?
Com o isolamento social para combater o vírus COVID-19, muitos hábitos de consumo foram alterados significativamente, bem como os comportamentos de compra sofreram alterações (Kirk & Rifkin, 2020). Segundo pesquisa realizada neste ano na indústria de orgânicos, os consumidores estão comendo mais alimentos orgânicos e usando mais produtos orgânicos como nunca antes (OTA, 2020 a).
Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa na qual doze consumidores de produtos orgânicos foram entrevistados por meio de entrevistas em profundidade online.
Por meio da coleta de dados qualitativa com doze consumidores de produtos orgânicos foi possível identificar o aumento do consumo e dos gastos com produtos orgânicos durante a pandemia, bem como, alterações no comportamento de consumo em relação à estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação.
Nos resultados do estudo foi identificado que durante o isolamento social as pessoas estão cozinhando mais em casa e, como decorrência, a quantidade de consumo de produtos orgânicos aumentou. Ainda, foi identificado que houve mudança no comportamento de consumo de alimentos orgânicos, considerando os 4Ps, sendo que as maiores alterações ocorreram na distribuição. Em virtude do risco de contágio, as pessoas renunciaram às compras físicas (feiras e supermercados), migrando para as compras online.
FIBL & IFOAM – Organics International. (2020). The World of Organic Agriculture Statistics and Emerging Trends 2020. Edited by Helga Willer, Bernhard Schlatter, Jan Trávnícek, Laura Kemper and Julia Lernoud. http://www.organic-world.net/yearbook/yearbook-2020.html Kirk, C. P., & Rifkin, L. S. (2020). I'll Trade You Diamonds for Toilet Paper: Consumer Reacting, Coping and Adapting Behaviors in the COVID-19 Pandemic. Journal of Business Research. OTA – Organic Trade Associacion. Organic Industry Survey. https://ota.com/organic-market-overview/organic-industry-survey Acessado em 11 Ago, 2020 (a).