Resumo

Título do Artigo

SMART CITY NO CONTEXTO DA COVID-19: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL NA BASE DE DADOS SCOPUS
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Mônica Alves Kiszner
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - UFSM Responsável pela submissão
2 - Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
3 - Soraya de Souza Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria
4 - CLARICE VEPO DO NASCIMENTO WELTER
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de pós-graduação em administração - PPGA

Reumo

No atual contexto de pandemia pelo qual a sociedade está passando, cidades em todo o mundo enfrentam desafios sem precedentes. Por meio de tecnologias utilizadas em cidades inteligentes é possível criar soluções inovadoras para os diversos desafios associados à disseminação da covid-19. A pandemia vem afetando o modo de vida nas cidades. Em alguns países, como o Brasil, a curva epidemiológica cresce significativamente, exigindo respostas rápidas da administração pública (FARINIUK, 2020).
A pergunta que norteou o presente trabalho foi: Como estão sendo desenvolvidas as produções científicas relacionadas a cidades inteligentes no contexto da pandemia de covid-19? O objetivo do presente artigo foi analisar as publicações científicas acerca das cidades inteligentes no contexto da pandemia de covid-19, verificando o desenvolvimento dos assuntos que estão sendo estudados a nível internacional, tendo em vista a escassez ainda da produção científica brasileira na área. Visando contribuir com o conhecimento e discussão voltados à superação das dificuldades enfrentadas pelas cidades.
O interesse dos pesquisadores em entender como habilitar o desenvolvimento de cidades inteligentes vem crescendo ao longo dos anos, juntamente com o número de cidades que procuram se tornar inteligentes, explorando as oportunidades que as soluções relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) oferecem para enfrentar os desafios urbanos (MORA; DEAKIN; REID, 2019). Dentre esses desafios, podemos citar as ameaças globais à saúde pública que se tornaram cada vez mais frequentes. Para Kunzmann (2020) as políticas de cidades inteligentes certamente se beneficiarão com a pandemia.
O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliométrica, objetivando ampliar o conhecimento, identificar e sintetizar de forma abrangente a produção científica relacionada aos temas: Cidade inteligente e covid-19 (Smart city and covid-19). A pesquisa foi caracterizada como quantitativa e descritiva, pois, se voltou para o aspecto numérico ao identificar e contar o maior número possível de estudos publicados sobre Cidade inteligente e covid-19 como produção científica, em periódicos internacionais indexados na base de dados bibliográficos da Scopus.
Primeiramente, pesquisaram-se os termos no campo de busca da Scopus selecionando a opção “todos os campos”, o período de tempo compreendido foi “todos os anos” devido ao termo “covid-19” ser recente, dessa forma, a busca resultou em 191 publicações. As características gerais das publicações encontradas são apresentadas de acordo com as seguintes categorias: Publicações mais citadas, Ano das publicações, Autores, Áreas de estudo, Fase de publicação, Título das fontes, Principais Agências Financiadoras, Países e Idiomas, Tipos de documentos e fontes.
As publicações sobre cidades inteligentes englobando a pandemia de covid-19, na base Scopus, contemplam principalmente às áreas de Ciências Sociais, Ciência da Computação e Ciência Ambiental. Constatou-se que a maioria das publicações são artigos, sendo que no ano de 2019 a produção científica referente ao tema iniciou-se devido à disseminação da covid-19, e a tendência é aumentar gradativamente devido à urgência e necessidade de estudos na área. Compreende-se que há um grande campo de estudo para o desenvolvimento de pesquisas que relacionem as cidades inteligentes e o combate a pandemias.
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 01 jan. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5. Acesso em: 01 set. 2020. APPIO, Francesco Paolo; LIMA, Marcos; PAROUTIS, Sotirios. Understanding Smart Cities: Innovation ecosystems, technological advancements, and societal challenges. v. 142, p. 1-14, 2019. Disponível em: Acesso em: 1 abr. 2020 CARAGLIU, Andrea. et al.. Smart Cities in Europe. Journal Of Urban Technology, [S. L.], v. 18, n.