Resumo

Título do Artigo

Os efeitos das estratégias de gestão das redes de suprimento na geração de vantagem competitiva.
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Autores

Nome
1 - Fernando Borsatto
Faculdade FIA de Administração e Negócios - FIA - Profuturo - Mestrado profissional Responsável pela submissão
2 - Luiz Antonio de Siqueira
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Nações Unidas

Reumo

O gerenciamento eficiente da rede de suprimentos tem sido cada vez mais utilizado como uma estratégia capaz de resultar em fonte de vantagem competitiva para as organizações, visto que a concorrência nos diversos mercados, cada vez mais se dá entre as redes de suprimento e não entre empresas individuais, mesmo se parte de seus elos sejam comuns ou compartilhados entre várias organizações. O presente artigo busca identificar estratégias de parceria com fornecedores e de relacionamento com os clientes que podem gerar vantagem competitiva às organizações.
Quais as estratégias de parceria com fornecedores e de relacionamento com os clientes que podem gerar vantagem competitiva às organizações nas quais elas estão inseridas? Objetivo geral: identificar as estratégias de parceria com fornecedores e de relacionamento com os clientes que podem gerar vantagem competitiva às organizações nas quais elas estão inseridas. Objetivos específicos: identificar as estratégias de parceria com fornecedores, identificar as estratégias de relacionamento com os clientes e identificar as vantagens competitivas das organizações como objetivos específicos.
As práticas de SCM terão impacto no desempenho organizacional, podendo causar efeitos positivos por meio da geração de vantagem competitiva. A prática de SCM é conceituada como uma construção em cinco dimensões: A parceria de fornecedores estratégicos, o relacionamento com o cliente, o nível de compartilhamento de informações, a qualidade do compartilhamento de informações e estratégia de postergamento(ANATAN , 2014;LI et al., 2004).Li et al. (2004) apresenta cinco dimensões de vantagem competitiva: preço/custo, qualidade, confiabilidade da entrega, inovação do produto e prazo para o mercado
Optou-se por uma pesquisa quantitativa e adotou-se o questionário (survey) como instrumento de coleta de dados aplicado a respondentes atuantes na área de gestão de rede de suprimentos ou que possuíssem algum relacionamento com esta área. os resultados encontrados foram feitas das análises e tratamentos necessários com o auxílio do software estatístico, Minitabâ-18, onde inicialmente foram verificadas as características dos dados coletados. Na sequência, foi realizado uma análise de correlação entre as variáveis de cada constructo, com base no coeficiente de correlação de Pearson.
Analisando as correlações encontradas na análise estatística dos dados, observa-se que a interação com fornecedores estratégicos da rede de suprimentos apresentou-se como um elemento importante e influenciador em processos de inovação e velocidade de lançamento de produtos afim de se atender as necessidades dos consumidores. Considera-se também que a interação com clientes é fator relevante para a garantia da qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Estratégia de parcerias com fornecedores estratégicos se relaciona positivamente com as vantagens competitivas:não podemos afirmar que esta hipótese se confirma, porém verificamos que há uma correlação entre variáveis do constructo. A estratégia de relacionamento com clientes se relaciona positivamente com as vantagens competitiva, onde também não é possível afirmar que a confirmação da hipótese, mas há interações entre variáveis do constructo Relacionamento com o Cliente e o constructo Vantagem Competitiva.
LI, Suhong; Ragu-Nathan Bhanu; Ragu-Nathan T.S.; Rao, S. Subba – The impact of supply chain management practices on competitive advantage and organizational performance. The International Journal of Management Science – OMEGA, Toledo, v. 34, p. 107-124, set. 2004. NASEER, Saima: Supply Chain Management Practices Influencing Organizational Performance: A Study of Consumer Goods Industry in Pakistan. International Journal of Contemporary Research and Review, v.8, n.11, 2017. ANATAN, Lina: Factors Influencing Supply Chain Competitive Advantage and Performance. International J.B. 2014