Resumo

Título do Artigo

A contribuição de negócios de impacto para que grandes empresas acessem o mercado da base da pirâmide: um estudo do caso Programa Vivenda
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Filippe Barros
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) Responsável pela submissão
2 - Adalberto Américo Fischmann
-
3 - Orlando Nastri Neto
Fundação Getúlio Vargas - FGV - EAESP

Reumo

Negócios de impacto têm o propósito de servir à sociedade e a base da pirâmide econômica, na medida em que são financeiramente sustentáveis com a venda de produtos e serviços (Yunus et al, 2010; Comini, 2011; Barki, 2015). Entendendo que a relação entre negócios de impacto e grandes empresas se mostra um campo de pesquisa promissor (Barki et al, 2015), esse estudo parte da compreensão que os negócios de impacto possuem expertises que contribuem para grandes empresas acessarem mercados consumidores de baixa renda (Hart & London, 2005; Instituto de Cidadania Empresarial & Sense Lab, 2018).
A partir do estudo da relação entre negócios de impacto e grandes empresas, o presente trabalho espera contribuir com a literatura de negócios de impacto e também de base da pirâmide econômica. Para isso, a pesquisa parte da seguinte pergunta problema: como negócios de impacto podem contribuir para que grandes empresas acessem o mercado da base da pirâmide econômica? O objetivo do trabalho é, então, compreender o papel de negócios de impacto na implementação de estratégias de grandes empresas para a base da pirâmide econômica.
Primeiramente, buscou-se uma abordagem histórica e uma definição de negócios de impacto referenciando autores como Yunus et al (2010), Comini (2011), Rosolen et al (2014), Barki (2015), Barki et al (2015) e Pipe.Social & Instituto e Cidadania Empresarial (2019). A seguir, buscou-se também uma abordagem histórica de mercado da base da pirâmide e, para operacionalizar a pesquisa, definiu-se estratégias de grandes empresas para base da pirâmide a partir de Filardi e Fischmann (2015) e Filardi et al (2018), a saber: estratégias de pessoas, produtos, cadeia produtiva e modelo de negócio.
O método adotado foi o de estudo de caso único, recomendado para responder questões de como e por quê, com a seleção do caso do Programa Vivenda. Os dados foram coletados em entrevistas em profundidade com roteiros semiestruturados: uma com o CEO do Programa Vivenda e duas com representantes de grandes empresas parceiras do negócio de impacto. Os dados geraram 210 unidades de conteúdo, agrupados em 23 categorias de 1ª ordem de conceitos, 9 grupos na 2ª ordem de conceitos e 3 dimensões agregadas (Godoy, 1995; Martins & Teóphilo, 2006; Severino, 2007; Yin, 2010; Gioia et al, 2012).
Foi possível perceber como é a relação do Programa Vivenda com grandes empresas e a visão delas sobre o mercado da base da pirâmide. Também se identificou contribuições do Programa Vivenda para as grandes empresas se relacionarem com lideranças comunitárias e com promotores das marcas, para tornarem os produtos mais acessíveis por meio das condições de crédito simplificado, para a implementação de ações para ensinar sobre o produto e geração de experimentação, para garantirem que o produto chegue ao consumidor final e para a mobilização das equipes e da alta liderança das grandes empresas.
Espera-se que este estudo contribua para a literatura de negócios de impacto e de base da pirâmide, bem como estimule a aproximação entre grandes empresas e negócios de impacto nos seus setores. As principais limitações do estudo estão relacionadas ao fato de ser um estudo de caso único e que não contou com entrevistas com todas as empresas parceiras do Vivenda. Como recomendação de estudos futuros, sugerimos a replicação da pesquisa em outros setores, bem como o desenvolvimento de ferramental para pesquisas descritivas.
Filardi, F., Barros, F. & Fischmann, A. (2018) Business strategies for the bottom of the pyramid: multiple case studies of large companies in the pacified communities of Rio de Janeiro. RAUSP Management Journal, 53, 63–73. Filardi, F. & Fischmann, A. (2015) Estratégias de empresas para a base da pirâmide: técnicas e ferrametas para alcançar os clientes e fornecedores da nova classe emergente - São Paulo, Atlas. Pipe. Social & Instituto de Cidadania Empresarial. (2019). O que são negócios de impacto – características que definem empreendimentos como negócios de impacto. - São Paulo, SP: ICE.