Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS DENTRO DA ECONOMIA CIRCULAR: um estudo de caso na indústria da moda
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Rafael Queiroz Pinheiro
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - Domenico Ceglia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração

Reumo

A escassez de recursos produtivos vem agindo como catalizador no ambiente organizacional. Dentre as alternativas para um sistema mais sustentável, a Economia Circular (EC) vem ganhando destaque. Sendo necessário compreender seus impactos nos novos modelos de negócios. Essa pressão para ser mais sustentáveis, exige que as empresas pequenas e grandes desenvolvam intencionalmente novos modelo desenvolvam intencionalmente novos modelo de negócios que busquem alcançar objetivo econômicos, sociais e ambientais (BOCKEN et al., 2014).
Um argumento absente é compreender por que as empresas, os clientes e os consumidores deveriam se engajar em um modelo de negócio para EC explicando, portanto, qual valor é gerado dentro do modelo de negócio para EC (LÜDEKE-FREUND; GOLD; BOCKEN, 2019). Nosso objetivo é comparar três modelos de negócio da indústria da moda de pequenas empresas localizadas no estado de São Paulo à luz das quatro dimensões de valor dentro de um principal modelo de negócio para CE, a seguir “reutilização e redistribuição”.
Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2019) propuseram seis padrões principais de modelos de negócio para a EC: 1) reparo e manutenção; 2) reutilização e redistribuição; 3) remodelação e remanufatura; 4) reciclagem; 5) em cascata e redirecionamento; 6) matéria-prima orgânica. Esses seis padrões podem ser compreendidos dentro de um sistema de valor. Esse sistema de valor é construído com base em 4 dimensões, Proposição de Valor, Criação de Valor Entrega de Valor e Captura de Valor.
Foi realizado um estudo qualitativo, com 3 empresas da indústria da moda, no estado de São Paulo. Em que, houve a analise morfológica dos modelos de negócio, com o auxílio do software Nvivo10, sendo feita a analise dos sistemas de valores dos modelos de negócios que são configurados para apoiar a Economia Circular, visando compreender como se estruturam as novas empresas na indústria moda, evidenciando as características em comum dos modelos analisados, com base nas 4 dimensões, proposição de valor, entrega de valor, criação de valor e captura de valor (LÜDEKE-FREUND; GOLD; BOCKEN, 2019).
Se mostrar notório que a utilização dos arquétipos propostos por Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2019) na construção dos modelos de negócio das empresas analisadas facilita a comparação entre elas. No entanto é possível observar que o arquétipo de Reutilização e Redistribuição não é capaz de descrever todas as empresas que utilizam esse modelo de negócio, em que as empresas analisadas possuem diversas similaridades com esse arquétipo, mas, também, possuem diversas diferenças, características únicas.
Concluímos que, os modelos de negócio analisados possuem forte relação com a EC, em que essas organizações promovem a circularidade de diversos produtos têxteis e facilitam a colaborações de empresas, sendo essas características fundamentais para o pleno desenvolvimento da EC, mas não são o suficiente para promover as mudanças necessária na cadeia produtiva da indústria da moda brasileira, uma vez que esses modelos não promovem a substituição de materiais apenas evitam o desperdício dos matérias já existentes.
BOCKEN, Nancy et al. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes A literature and practice review to develop sustainable business model. Journal of Cleaner Production, [S. l.], v. 65, n. February, p. 42–56, 2014 . Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.11.039 LÜDEKE-FREUND, Florian; GOLD, Stefan; BOCKEN, Nancy M. P. A Review and Typology of Circular Economy Business Model Patterns. Journal of Industrial Ecology, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 36–61, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jiec.12763