Resumo

Título do Artigo

A GOVERNANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Marcus Hyonai Nakagawa
EACH - USP - Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Matheus Eurico Soares de Noronha
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
3 - Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP -

Reumo

As instituições de ensino superior (IES) são fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um país, pois nestes locais que se formam os futuros governantes, gestores de empresas e organizações da sociedade civil. Estes tomadores de decisão terão que, segundo Moran (2011), requerer a combinação da boa ciência ambiental com o entendimento melhorado das interações homem-ambiente, e o desenvolvimento de abordagens que integrem a ciência sólida com a consideração dos valores e instituições humanos, para que as decisões sejam responsáveis, competentes e socialmente aceitáveis.
Partiu-se da seguinte questão direcionadora: a temática da governança para a sustentabilidade nas IES está sendo desenvolvida como objeto de pesquisa? Para atender o objetivo proposto, o artigo está estruturado da seguinte forma: (i) explicar os principais conceitos de governança; (ii) demonstrar as principais temáticas da sustentabilidade nas universidades; (iii) apresentar a governança para a sustentabilidade nas IES; (iv), metodologia de pesquisa e o seu percurso; discussão e resultados ; (v) conclusão.
O termo governança da sustentabilidade é geralmente aceito por ser mais abrangente que a governança ambiental pois abrange dimensões econômicas e sociais. Apesar do termo desenvolvimento sustentável ser o processo para se tornar sustentável, e sustentável é um estado final previsto, o termo “governança da sustentabilidade”, aqui inclui tanto a governança do processo de se tornar sustentável e de permanecer sustentável. É usado de forma intercambiável com os termos "governança para a sustentabilidade” e “governança para o desenvolvimento sustentável” (MONKELBAAN, 2019).
A abordagem de pesquisa foi uma revisão sistemática da literatura. Para atender ao objetivo de avaliar se a temática da governança para a sustentabilidade nas IES está sendo objeto de pesquisa no principal periódico acadêmico sobre o assunto, foi selecionado o International Journal of Sustainability in Higher Education (IJSHE) como a principal fonte de informação devido à conexão direta com o fenômeno em tela. A pesquisa foi realizada nos artigos do período de 2000 a 2019, que a IJSHE publicou 20 volumes e 92 publicações, totalizando 690 artigos envolvendo estudos no ensino superior.
Os resultados mostram um crescimento em pesquisas e artigos com a temática de sustentabilidade nas universidades; uma preferência por tipos de artigos de pesquisa e casos; com predominância de países desenvolvidos do primeiro autor das publicações; e uma prevalência de temas ligados à educação, curriculum e pesquisa. Como observou-se existem 36 artigos que colocam a palavra governança no abstract e apenas dois artigos que têm o foco atrelados à governança em seu título. Esses dois apresentam casos de universidades que utilizaram a governança para a sustentabilidade na sua gestão.
O crescimento da quantidade e a profundidade nos vários temas atrelados à temática apresentam uma tendência interessante para a inserção de políticas, ações, programas e projetos nas organizações de ensino. Porém, a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas. A temática da governança para a sustentabilidade nas IES está sendo pouco desenvolvida como objeto de pesquisa, pois apresentou baixa representatividade nos estudos sobre sustentabilidade nas IES.
ADLONG, William. Rethinking the Talloires Declaration. International Journal of Sustainability in Higher Education. Vol. 14, n. 1, p. 56–70, 2013. BEVIR, Mark. Governance as theory, practice, and dilemma. In: BEVIR, Mark. (Ed.). The SAGE Handbook of Governance. London: SAGE Publications Ltda., 2011. p. 1-16. IJSHE – Interational Journal of Sustainability in Higher Education. Disponível em: https://www.emeraldgrouppublishing.com/journal/ijshe. Acesso em: 01/06/2019. MONKELBAAN, Joachim. Governance for the Sustainable Development Goals: Exploring an Integrative Framework of Theories, Tools and