Resumo

Título do Artigo

Investimento de Impacto Ambiental: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Matheus Soares de Oliveira
EACH - USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades Responsável pela submissão
2 - Tania Pereira Christopoulos
EACH - USP - EACH

Reumo

Este estudo elabora uma revisão sistemática de literatura sobre os investimentos de impacto ambiental, que são capitais aplicados com propósito de retorno financeiro junto a algum tipo de impacto no meio ambiente (INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL, 2019; CHIAPPINI, 2017). Esse tipo de impacto é preterido ao social, visto que alguns estudos usam a expressão “impacto social” para generalizar ambas as possibilidades de retorno (HÖCHSDTÄDTER E SCHECK, 2014). Até onde se sabe, esta é a primeira pesquisa em língua portuguesa com o enfoque descrito, o que a torna relevante para a evolução do campo.
O problema de pesquisa é: “Como os artigos científicos publicados em periódicos abordam o tema investimento de impacto ambiental?". Assim, objetivo geral é identificar as publicações sobre os investimentos de impacto ambiental, no Brasil e no mundo. Os objetivos secundários são: (1) identificar a evolução do interesse dos pesquisadores na temática a partir de 2010; (2) organizar os artigos em agrupamentos temáticos; (3) descobrir os países de onde provém os estudos; (4) conhecer os periódicos mais frequentes em publicações dessa temática.
A utilização da natureza como fonte de receitas já é viável por meio de finanças, pela extração de recursos comercializados de forma equilibrada, pelo ecoturismo, pela valorização das marcas aliadas à sustentabilidade, etc. (CAMPOS; COMINI, 2019). Alguns investidores estão adotando essa linha de ativos, como no turismo de conversação da African Wildlife Foundation (VAN WIJK ET AL, 2014) e das Áreas de Proteção Marinha, que lucram com atividades de mergulho (BOS; PRESSEY; STOECK, 2015), mas devem aceitar prazos maiores exigidos pelo meio ambiente para alcance do lucro (LYONS E KICKUL, 2013).
Com o intuito de mapear a produção científica sobre investimentos de impacto com enfoque na área ambiental, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura proposta por Okoli e Duarte (2019), que estruturou o desenvolvimento da revisão em diversas fases. Primeiramente, recorreu-se às bases Google Acadêmico, Web of Science e Scielo, que forneceram artigos criteriosamente selecionados e filtrados, com base em atributos de interesse e em sua qualidade. Dessa forma, as publicações escolhidas para a amostra do estudo foram lidas e entendidas, e por fim, foi elaborada a análise.
Utilizou-se a estratégia de revisão sistemática de literatura proposta por Okoli e Duarte (2019), que criteriosamente orientou a seleção de 31 artigos como amostra. A partir da leitura crítica e análise das produções acadêmicas encontradas, foi possível estabelecer dois grandes estilos de narrativas: a empírica (com 4 artigos) e a teórica (com 27 artigos). Respectivamente, o primeiro grupo uniu estudos com exemplos práticos de investimentos de impacto ambiental, ao passo que o segundo grupo foi composto por estudos com preocupações diversas, como desvio de missão, venture capital, etc.
O estudo demonstrou que a literatura acadêmica de investimento de impacto ambiental ainda está aquém do ideal em quantidade e qualidade, sobretudo no Brasil. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento contínuo da quantidade de publicações. Se em 2010 e 2011 o número foi zero, os anos seguintes experimentaram aumentos quase constantes, sendo que somente no ano de 2019 foram encontradas 8 unidades. Por fim, foi descoberto que existe na vertente ambiental subtemas menos enfocados, como é o caso dos investimentos direcionados à questão marinha (BOS; PRESSEY; STOECK, 2015).
CAMPOS, Fernando; COMINI, Graziella Maria. Negócios com impacto ambiental. In: INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL. Negócios de impacto socioambiental no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. cap. 12, p. 247-268. Disponível em: http://ice.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Neg%C3%B3cios-de-impacto-socioambiental-no-Brasil_ebook.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020. OKOLI, C.; DUARTE, T. POR:DAVID W. A.; MATTAR, R. TÉCNICA E INTRODUÇÃO:JOÃO. Guia Para Realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, 3 abr. 2019.