Resumo

Título do Artigo

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A INTEGRAÇÃO DO ODS 12 NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Valério Vitor Bonelli
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - FEA- Faculdade de Administração, Economia, Contábeis e Atuariais Responsável pela submissão
2 - Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
Pontifica Universidade Catolica de São Paulo - FEA/PUCSP

Reumo

O conceito de sustentabilidade ampliou-se de preservação de recursos naturais para conservação do meio ambiente, redução de custos com energia, investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, Responsabilidade Social, inclusão social, geração de emprego e renda, estímulo ao empreendedorismo etc. Mais recentemente, a sustentabilidade passou a ser um parâmetro de avaliação de risco para os bancos comerciais, e não mais um atributo das ações, projetos, produtos e serviços da empresa. Em resumo passou a ser pré-requisito para a sobrevivência e sucesso do negócio.
Diante destas questões, fazemos o seguinte questionamento: Diante dessas mudanças no cenário mundial e empresarial, com os gestores buscando melhorar a performance empresarial, estes podem também aplicar novas tecnologias que proporcionem o desempenho sustentável das atividades organizacionais, reduzindo as possíveis externalidades negativas que o negócio possa causar?
O presente trabalho levanta a importante interação e o alinhamento de uma indústria automatizada, a qual há uma integração entre tecnologias físicas e digitais, denominada indústria 4.0, que alinhada com inovações no processo podem alcançar uma gestão ambientalmente saudável ao longo de todo o ciclo de vida do produto, e com isso reduzir significativamente a emissão de poluentes minimizando seus impactos negativos ao meio ambiente.
E que por meio de inovações tecnológicas que além de melhorar processos e produtos em termos de qualidade lucro, permitam também a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente, contribuindo com uma melhor condição vida da população.
Com o avanço de novas tecnologias, aquelas provenientes da Indústria 4.0 (I.4.0), um alto nível de conectividade entre os processos favorece a ampliação de produtos customizados e outros elementos que sugerem profundas alterações nos ambientes organizacionais e na sociedade, contribuindo para o panorama de sustentabilidade, e deve ser entendida como o emprego de ferramentas, matérias, máquinas, conhecimentos, habilidades e processos. e como resultados, pode permitir, o alcance de uma gestão ambientalmente saudável dos produtos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida desses.
A modernidade tecnológica avançada necessariamente precisa vir acompanhada de ferramentas que solucionem problemas, usando de criatividade também para diminuir e eliminar potenciais impactos negativos ao meio ambiente, contribuindo significativamente com bem estar da população.