Resumo

Título do Artigo

Gestão para Inovação Sustentável – Um estudo de Caso da Startup Dobra
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Felipe Belloni Urtado
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Mestrando em Administração - FEA/USP | Bacharelado em Administração de Empresas FECAP Responsável pela submissão

Reumo

A inovação está presente quando uma empresa introduz novas práticas ou ideias a produtos, sejam novos ou já existentes. A sustentabilidade atua quando a organização introduz e atende às dimensões de sustentabilidade nos âmbitos sociais, financeiros e ambientais. A competitividade das organizações globais e a rápida transformação tecnológica desafia as empresas cada vez mais a inovarem com foco em sustentabilidade e a melhor gestão de seus serviços e produtos. Uma empresa independente do tempo de atuação como uma startup deve se tornar e se manter sustentável em suas esferas e buscar a inovação
O artigo tem como objetivo geral compreender, por meio de estudo de caso único, como a startup Dobra obtém sucesso com seu modelo de negócio sustentável por meio de práticas de gestão da inovação em relação a seus produtos. A partir do objetivo geral do estudo há também a possibilidade de identificar os seguintes objetivos secundários: I. Avaliar o sistema de gestão da Dobra quanto à sustentabilidade por meio da aplicação do modelo de valor sustentável de Hart e Milstein (2004); II. Agregar conhecimento à teoria já existente sobre gestão da inovação sustentável em startups.
O desenvolvimento sustentável foi conceituado pela WCED por meio do Relatório de Brundtland (1987) como aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Valle e Souza (2014), afirmam que a remanufatura de um produto procura restabelecer as especificações originais do produto adicionando novos elementos ou novos fatores ambientais, a fim de ser enviada ao mercado ou à própria indústria. Modelo de Hart & Milstein (2004) consiste em uma abordagem em duas dimensões consideradas como fontes de criatividade nas organizações: o tempo e o espaço.
O artigo foi realizado como um estudo de caso único caracterizado como pesquisa básica de caráter exploratório e pretendeu-se produzir conhecimentos sobre a atuação de uma startup no ramo da sustentabilidade. A coleta de dados se deu por meio da realização de uma entrevista semiestruturada realizada com um dos fundadores, Guilherme Massena, da Dobra realizada via Skype. O questionário utilizado foi adaptado do questionário original do artigo intitulado: Gestão da Inovação Sustentável - Estudo de Caso Único em uma startup dos autores Kibrit, Machado e Kruglianskas (2017).
A organização atua desde o início com sustentabilidade ambiental, aumentando o ciclo de vida de seus produtos e, consequentemente, permite a seus clientes reduzirem custos com vouchers e atitudes sustentáveis, inovadoras e de bom relacionamento com os clientes. A empresa demonstra capacidade de manter e desenvolver os negócios atuais e de investir em tecnologias e produtos para o futuro, além de comprometimento com seu crescimento e com a ampliação dos conhecimentos relacionados a novos produtos e a práticas sustentáveis. Também possui ações sociais em relação a sociedade e comunidade local.
A proposta de valor em produzir e organizar produtos sustentáveis de maneira inteligente e coerente pode ajudar no desenvolvimento sustentável por meio da redução do consumo de recursos naturais. Além da redução de resíduos e a incentivar a geração de empregos locais na melhoria da qualidade de vida local. As práticas sociais como a revitalização de escolas e praças, reciclagem dos resíduos de produção, produção sob demanda e estampas colaborativas também são pontos importantes para se considerar. A continuidade dessas ações é de suma importância para o ecossistema ambiental das startups
DEVASHISH, Pujari; PEATTIE, Ken; WRIGHT, Gillian H. Organizational antecedents of environmental responsiveness in industrial new product development. Industrial Marketing Management, Estados Unidos, v. 33, n. 5, p. 381-391, jul./2004. Triple Botton Line - Profit - Planet - People. 1. ed. São Paulo: M. Books, 2011. p. 1-488. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019. p. 1-248. KIBRIT et al. Gestão da Inovação Sustentável: Estudo de Caso Único em uma Startup. Sustainable Innovation Management, Oxford, v. 1, n. 2, p. 1-18, dez./2017.