Resumo

Título do Artigo

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO EM UMA UNVERSIDADE COMUNITÁRIA DO SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Suzete Antonieta LIzote
Universidade do Vale do Itajai - Itajai Responsável pela submissão
2 - Claudia Silva Ribeiro Alves
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
3 - Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro
Universidade do Vale do Itajai - Itajai

Reumo

As organizações buscam posicionamento estratégico direcionando o comportamento socioeconômico, na busca de alinhamento com os stakeholders, visto os elevados graus de competitividade do mercado. As exigências empresariais nas demandas, principalmente no que tange o desenvolvimento social e sustentável do Brasil na esfera municipal, estadual ou federal, formam um cenário no qual práticas sustentáveis passaram a ser implementadas nos projetos de um número cada vez maior de empresas.
A inserção das premissas dos ODS nas Instituições de Ensino Superior é pouco conhecida pela comunidade. Os avanços são necessários pois as IES são espaços férteis para o surgimento de ideias. Assim surge o problema de pesquisa: Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que atende uma Instituição de Ensino Superior que ganhou selos do Programa do Selo Social no município de Itajaí/SC? É o objetivo geral foi descrever os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que atende uma Instituição de Ensino Superior que ganhou selos do Programa do Selo Social no município de Itajaí/SC.
As ações de reponsabilidade social não dissociam os sistemas, pelo contrário, por estarem inter-relacionados, integra-os, (ZEITONE et al., 2019). Neste sentido, encontra-se o plano de ação da Agenda 2020, no qual estão inseridos os 17 ODS e suas 169 metas, indivisíveis, integradas e equilibradas nas dimensões ambiental, econômica, social e institucional. (ONU,2015). O Programa Selo Social, vem de encontro com os ODS da ONU e tem por finalidade reconhecer publicamente as iniciativas das empresas que realizam investimentos sociais internos e externos em prol dos seus stakeholders.
A pesquisa de natureza descritiva, teve abordagem qualitativa baseada no relatório emitido pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas das empresas participantes do Programa Social com base no modelo da ONU (2015), que destaca os dezessetes Objetivos Sustentáveis de Desenvolvimento. Para o processamento dos dados levantados se aplicaram técnicas estatísticas descritivas.
Ao analisar os dados, os ODS que foram atendidos pela instituição analisada se verifica que a Erradicação da Pobreza (ODS1) e a Água Potável e Saneamento (ODS6) foram as menos atendidas. Por outro lado, os objetivos Parceria e Meios de implementação (ODS 17), Educação e Qualidade (ODS 4) e Saúde e Bem-Estar (ODS 3) foram os mais contemplados. Para tanto, submeteu 73 projetos que estão beneficiando mais de 350.000 pessoas. Por sua vez a Instituição foi premiada com dois projetos de destaque: Laboratório de Cidadania e Sustentabilidade e Projeto Universitário de Assistência ao Preso.
Em geral, o número médio de ODS é de cinco considerando as 83 empresas que receberam o Selo Social. Por sua vez, sendo ele um indicador de responsabilidade social, necessita do comprometimento de princípios e valores por parte das organizações. Sua finalidade é identificar a adesão das empresas às ideias valorativas que atendam não apenas a lucratividade, mas a sustentabilidade socioambiental. A certificação do Selo Social vem contribuir para o alcance das metas dos ODS. Representa um diferencial na criação de vínculo entre marca, produto ou serviço e os projetos sociais.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Educação de qualidade. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4 Acesso em: 05 mar. 2019. ZEITOUNE, B. et. al. Práticas sustentáveis: adoção de cultura institucional em IES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. v. 13, n. 1, p. 150-168, 2019.