Resumo

Título do Artigo

RONDON DO PARÁ: UMA ANÁLISE DA GESTÃO MUNICIPAL À LUZ DO CONCEITO DE CIDADE INTELIGENTE
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Juliana Moreira Dos Santos
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Responsável pela submissão
2 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Faculdade de Comunicação
3 - Marcos Cesar Weiss
MR/W Brasil Consultoria - Consultoria

Reumo

A superpopulação do planeta tem causado problemas graves para o gerenciamento sustentável dos espaços geográficos ocupados pelo homem. Por esta razão, este é um fenômeno que precisa ser analisados tanto pelas esferas governamentais como nas esferas não governamentais, partindo de contextos macros até cenários micros onde se encontram a cidades, pois são nessas localidades que quando avaliadas como um todo podem apresentar soluções inovadoras para mediar ou até mesmo resolver as fragilidades das estruturas urbanas mediante os problemas de urbanização.
Como o conceito de cidade inteligente tem sido implementado no município de Rondon do Pará? O trabalho tem por objetivo geral: Identificar iniciativas inovadoras que materializem o conceito de cidade inteligente na gestão pública do município de Rondon do Pará. Acessoriamente, tem como objetivos específicos: (a) analisar o conceito de cidade inteligente no município de Rondon do Pará a partir dos Planos Plurianuais-PPA das últimas três gestões e (b) identificar iniciativas existentes nos PPA do município de Rondon do Pará, que constituem a materialização do conceito de cidade inteligente.
Para Alperstedt Neto,rolt e Alperstedt (2017), Weiss e Consoni (2017) Coutinho et al.(2019), mobilidade, meio ambiente, modelos de governança defasados, entre outros que podem ser citados, deterioram a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade das cidades, incitando os gestores, sobretudo no âmbito municipal, a conceberem em seus planejamentos, inovações inteligentes. Inovar no setor público tende a ser um desafio para os líderes, que certamente irão se deparar com práticas de gestão enraizadas, restrições orçamentárias e de pessoal, aversão à mudança e a riscos advindos da inovação.
Estudo de caso único de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos de coleta de foram observações com a finalidade de certificar o que estava descrito nos PPA analisados, além de buscar identificar outras iniciativas inteligentes que poderiam não estar explícitas no PPA. Já como fontes secundárias foram utilizados documentos, tais como: os PPA dos anos de 2010 a 2021, portal de transparência, planilhas e acesso online do portal do IBGE, e pesquisa bibliográfica eletrônica. Os dados foram analisados mediante as categorias e discutidos por meio de triangulação.
Houve um avanço nos planejamentos, tais como: ênfase da preservação ambiental e mobilidade urbana, qualificação dos cidadãos, busca por melhorias na qualidade de vida das pessoas e fomento ao empreendedorismo para agricultura integrados a TIC, mesmo que de maneira incipiente. Com esse avanço, o município pode avultar conhecimento e aprendizado para que os futuros gestores se atentem em planejar o seu desenvolvimento com ênfases nas necessidades sociais, econômicas, ambientais e tecnológicas, podendo assim, impulsionar o município de Rondon do Pará a se desenvolver como uma cidade inteligente.
Os resultados mostraram que houve evolução no processo de formação de estratégias inseridas nos PPA, mesmo que esta evolução tenha surgido a partir da noção de planejar sem se ter, entretanto, direcionamento estratégico explícito para estabelecer um processo consistente para transformar Rondon do Pará em uma cidade inteligente. Em outras palavras, foi possível identificar que a cidade tem aproveitado as iniciativas que compreendem o conceito de cidade inteligente. Todavia, essas iniciativas não estão explícitas nos planos de governo como forma de engajamento para o planejamento inteligente.
BRANDÃO, M.; JOIA, L. A. A influência do contexto na implantação de um projeto de cidade inteligente: o caso Cidade Inteligente Búzios. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 6, p. 1125-1154, 2018 CARAGLIU, A.; DEL BO, C. F. Smart innovative cities: The impact of Smart City policies on urban innovation. Technological Forecasting and Social Change, v. 142, p. 373-383, 2019. WEISS, M.C. Cidades Inteligentes: proposição de um modelo avaliativo de prontidão de tecnologias da informação e comunicação aplicáveis à gestão urbana. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v.15, n.