Resumo

Título do Artigo

A Sustentabilidade está na sua Missão? Uma análise lexical da missão institucional das empresas brasileiras mais sustentáveis
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Edivan Alexandre Ferreira
Universidade de São Paulo - Escola Politécnica - Escola Politécnica Responsável pela submissão
2 - Jeniffer de Nadae
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A sustentabilidade nos últimos tempos vem sendo considerada questão-chave para as organizações. Desse modo, muitas empresas estão compondo suas políticas organizacionais com princípios voltadas para o processo produtivo mais sustentável, além de incorporar em seu planejamento estratégico, ações voltadas para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Visto a importância do Triple Bottom Line (TBL) para a continuidade e manutenção das organizações, muitas passaram a comunicar suas ações de sustentabilidade visando mostrar a sociedade suas políticas de diminuição do impacto ambiental.
O objetivo deste trabalho é analisar as missões, visões e valores das 79 empresas consideradas as organizações mais sustentáveis de 2018, segundo a revista Exame. A abordagem metodológica é uma análise de dados secundários, utilizando uma análise léxica da base de dados extraída do "Guia de Sustentabilidade 2018" da Revista Exame.
Para as organizações o planejamento estratégico tem significado relevante pois é a partir de sua formulação, ao qual inicia-se com a definição de missão, visão e valores, que a organização traça uma estratégia para alcançar seus objetivos. Uma das primeiras etapas do desenvolvimento do planejamento estratégico é estabelecimento da missão, visão e valores, estes instrumentos que possibilitam a obtenção de direcionamento organizacional. Com estas mudanças a responsabilidade social nas organizações emerge para atender às novas exigências normativas e legais.
A abordagem metodológica aplicada é a análise de dados secundários, utilizando a análise lexical da missão, visão e valores extraídos dos sites e relatórios de sustentabilidade das empresas premiadas, além do conceito dado pelas organizações para sustentabilidade. Para a análise desta base de dados, utilizou-se o software IRaMuTeQ 0,7 alfa 2 e foram realizadas as seguintes análises: estatística, dendograma, análise de similitude e nuvem de palavras.
De acordo com Benites e Polo (2013) as organizações buscam em seus negócios não só a sustentabilidade econômica, mas também, estratégias empresariais que geram valor com iniciativas sustentáveis e sociais, isso foi percebido na análise dos conceitos de sustentabilidade utilizados pelas organizações em seus websites e relatórios. As organizações analisadas destacam a perspectiva social e ambiental nas suas definições de sustentabilidade.
A definição de sustentabilidade relaciona-se fortemente com a perspectiva ambiental e social do Triple Bottom Line, assim verificou-se uma preocupação das empresas com os aspectos econômicos enquanto o conceito de sustentabilidade utilizado pelas mesmas empresas destaca a preocupação com os aspectos ambientais e sociais.
AS EMPRESAS premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2018. Exame, São Paulo, 28 nov 2018. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2019. BAUMGARTNER, R. J. Managing corporate sustainability and CSR: A conceptual framework combining values, strategies and instruments contributing to sustainable development. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 21, n. 5, p. 258–271, 2014. FREEMAN R. Strategic Management: a Stakeholder Approach. Pitman: Boston, 1984.