Resumo

Título do Artigo

Atuação da Fundação Apaeb em Valente (BA): tecendo desenvolvimento sustentável com fios de economia solidária e identidade local
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Carlos Eduardo de Lima
Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas Responsável pela submissão
2 - Alex Rodrigues dos Santos
Fundação Getúlio Vargas - FGV - Administração Pública
3 - Manoela Fagundes Gobbi Barbosa
Fundação Getúlio Vargas - FGV - EAESP
4 - Dayane Freire Romagnolo
Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Na transição entre os séculos XX e XXI, o agravamento de problemas globais ficaram mais evidentes. Na economia, a crise financeira, iniciada em meados da década de 2000, ainda assola países emergentes como o Brasil e a Argentina. Na esfera ambiental, os desastres causados pela mineração nos municípios de Mariana e de Brumadinho contaminaram o abastecimento de água e impactaram na biodiversidade em uma extensa região. A persistência desses problemas fomentou inúmeras discussões, que se refletiram na criação do conceito holístico e complexo de Desenvolvimento Sustentável (DS).
O artigo tem como objetivo compreender os desdobramentos do desenvolvimento sustentável na região do município de Valente-BA a partir da atuação da Fundação APAEB. Justifica-se esse trabalho por diversos fatores dentre eles: i) a organização ser uma das pioneiras no processo de fomento da economia solidária pautada em sustentabilidade; ii) a importância de compreender a intersecção entre o meio urbano e o rural para fomentar o desenvolvimento local ; iii) evidenciar como atores locais podem atuar em distintas frentes na promoção do desenvolvimento local sustentável.
A fundamentacção teórica do trabalho contempla dois eixos: I) A visão multidimensional do desenvolvimento sustentável: nesse corpo téorico discute-se a origem do termo desenvolvimento sustentavel, suas dimensões , complexisades e discussões na sociedade atual. II) Economia Solidária e Desenvolvimento Local: Aborda-se o conceito da Economia Solidária, suas características e como
O trabalho utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da estratégia de estudo de caso intrínseco e descritivo, que consiste na descrição holística e intensiva de um fenômeno. A unidade de análise corresponde ao conjunto de ações desenvolvidas pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB) que impactam o desenvolvimento sustentável na região de Valente (BA). Os dados foram coletados mediantesentrevistas por meio de roteiro semiestruturado, documentos e diário de campo. Omaterial coletado e agrupad, foi interpretado por meio de análise de conteúdo.
O artigo descreveu e analisou como as ações de uma fundação regional se refletia em desenvolvimento local sustentável no município de Valente, na Bahia. Como resultado, foi possível evidenciar que o conjunto de ações desenvolvidas pela organização aos longos dos anos geram impactos nas dimensões ambiental-ecológica, social, ambiental e cultural do território estudado. Ainda que a amplitude e impacto dessas ações possam ser limitados em termos de recursos, a soma de todos resultados acaba refletindo em melhoria nas condições de vida das pessoas alvo dessas ações.
Confirmamos, assim, que o fato da fundação estudada possuir o lema do desenvolvimento sustentável em sua missão, auxilia para o fortalecimento dessas dimensões estudadas nesta pesquisa. Considerando que na atualidade as atividades dependam de aportes financeiros de editais em nível estadual e federal, a fundação possui ações que visam inclusão, emancipação e melhor qualidade de vida para as pessoas da região. Como citado anteriormente, as dimensões do DS puderam ser analisadas na pesquisa de campo, como o empoderamento das mulheres através do trabalho.
ALLEN, S.; CUNLIFFE, A. L.; EASTERBY-SMITH, M. Understanding Sustainability Through the Lens of Ecocentric Radical-Reflexivity: Implications for Management Education. Journal of Business Ethics, v. 139, n. 4, dez, 781-795, 2019. FISCHER, D.; BRETTEL, M.; MAUER, R. The three dimensions of sustainability: a delicate balancing act for entrepreneurs made more complex by stakeholder expectations. Journal of Business Ethics, v. 152 n.1, p.1 -20, 2018. RHODES, C.; MUNRO. I.; THANEM, T.; PULLEN, A. Dissensus! Radical Democracy and Business Ethics. Journal of Business Ethics, v. 164, p. 627–632, 2020.