Resumo

Título do Artigo

Implantação de modelos de compartilhamento de carros elétricos no Brasil: estudo de caso de gestão de incertezas a partir da aplicação da abordagem do learning plan
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - João Valsecchi Ribeiro de Souza
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Adriana Marotti de Mello
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -
3 - Roberto Marx
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Eng producao
4 - Alvaro Marinho Marques
Universidade Federal do ABC - Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial

Reumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como a abordagem de gestão de incertezas de projetos de inovação conhecida como “learning plan” pode ser aplicada no contexto de inovações no âmbito de políticas públicas que incentivem práticas sustentáveis em mobilidade urbana, tomando como base, especificamente, os modelos de compartilhamento de carro elétrico que têm sido liderados por agentes públicos de prefeituras municipais no Brasil, por meio da aplicação do learning plan em um caso pioneiro de compartilhamento de carro elétrico no Brasil, o Ecoelétrico, de Curitiba.
A questão de pesquisa que emerge e que buscamos responder neste artigo é se e em que medida a abordagem do learning plan pode ser aplicada no contexto políticas públicas para a identificação e para a gestão de incertezas de projetos de inovação, mais especificamente em projetos de compartilhamento de carros elétricos no Brasil liderados por agentes públicos, tanto do ponto de vista dos aprendizados obtidos a partir dos resultados da análise de um caso selecionado, quanto do uso da ferramenta do learning plan como um todo.
Na primeira parte do artigo recorre-se, então, à literatura que justifica e discute quais são as incertezas dos modelos de compartilhamento de carros e daqueles que utilizam o carro elétrico. Na segunda parte do artigo é revisada a literatura que contextualiza e justifica os conceitos relacionados à gestão de incertezas, com foco nos aspectos que caracterizam a abordagem do learning plan para projetos de inovação
Uma vez que os objetivos dessa pesquisa compreendem avaliar as incertezas intrínsecas aos modelos de compartilhamento de carros elétricos no Brasil enfrentadas por agentes públicos por meio da aplicação da abordagem do learning plan nesse contexto, além de discutir como políticas públicas podem ser organizadas a partir da aplicação dessa abordagem, entende-se que o estudo de caso é a metodologia adequada.
Os resultados obtidos com a aplicação do learning plan no caso do Ecoelétrico são apresentados e discutidos a partir das categorias de incertezas propostas por Rice, O’connor e Pierantozzi (2008), discutindo quais foram as suposições assumidas, os pontos conhecidos as ações tomadas e o papel do aprendizado diante de cada categoria de incertezas.
Os resultados obtidos permitem concluir que não estão resolvidas e claras todas as incertezas relativas aos modelos de compartilhamento de carros elétricos, sobretudo quando analisamos sob a ótica do agente público enquanto gestor dessa iniciativa – recorte dessa pesquisa. Dessa forma, possuir uma abordagem de gestão de incertezas que permita que o gestor desses projetos saiba reconhecer as incertezas associadas e possa transformar em valor o aprendizado obtido ao longo do ciclo de vida do projeto se mostrou relevante e necessária.
Bocken, N., Jonca, A., Södergren, K., & Palm, J. (2020). Emergence of carsharing business models and sustainability impacts in Swedish cities. Sustainability (Switzerland), 12(4). https://doi.org/10.3390/su12041594 Rice, M. P., O’Connor, G. C., & Pierantozzi, R. (2008). Implementing a learning plan to counter project uncertainty. MIT Sloan Management Review Management Review, 49(2), 53–62. https://doi.org/10.1109/EMR.2008.4534821