Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE POR OPÇÃO OU POR VOCAÇÃO? Desafios e oportunidades para empresas no mercado da moda.
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Marina Pereira Rios
Universidade Federal do Ceará - UFC - Graduada em Design-Moda na Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
2 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

A indústria da moda é responsável por grande parte da cadeia de consumo mundial, tendo um papel relevante na influência de compra dos consumidores. A quantidade de empresas desse setor que vem adotando práticas sustentáveis tem crescido nos últimos anos, tanto as que pertencem a um sistema de moda mais lento, o slow fashion, como também as pertencentes a um modelo mais rápido de produção, o fast fashion. Nesse cenário, as empresas de moda têm um papel significativo na disseminação de conceitos e práticas sociais e ambientais por conta da sua visibilidade e importância econômica no país.
O presente estudo propõe-se a responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como ações de sustentabilidade estão sendo praticadas por marcas de moda fast fashion e slow fashion? O objetivo geral é, portanto, investigar as ações de sustentabilidade adotadas por empresas de moda fast fashion e slow fashion.
Falar sobre sustentabilidade dentro das empresas pode contribuir com práticas e estratégias que são direcionadas a gerar valor sustentável para elas (Hart & Milstein, 2004). As questões atuais do sistema do slow fashion e os seus possíveis rumos futuros na indústria da moda se encontram no meio de mudanças dinâmicas e as mudanças na economia global impactam a moda em geral (Stefko & Steffek, 2018). Assumir a responsabilidade social e melhorar a consciência, tornou-se uma medida eficaz nas estratégias de desenvolvimento sustentável para cadeias de suprimentos de fast fashion (Li et al., 2014).
A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa utilizada para retratar o fenômeno e fazer o mapeamento do cenário através dos dados secundários coletados nas mídias digitais das empresas utilizadas como estudos de caso. Foi realizada uma averiguação dos documentos e informações obtidas via internet, referentes às ações sustentáveis das empresas Renner e Ivanildo Nunes. Para a análise dos dados, foram utilizadas as dimensões da Global Fashion Agenda, plataforma internacional que lidera a jornada da indústria da moda em direção à sustentabilidade.
Foram encontradas ações sustentáveis que são consideradas prioritárias na indústria da moda nos âmbitos social, econômico e ambiental. A análise permitiu observar que as empresas vêm trabalhando e implementando essas práticas através do seu relatório de sustentabilidade, no caso da fast fashion, e com o aumento da sua visibilidade, no caso do slow fashion, contribuindo com bons retornos sociais, ambientais e econômicos para as empresas.
Esse artigo buscou explorar as relações da sustentabilidade em empresas de fast fashion e slow fashion. Verificou-se que as empresas consideram os quatro conjuntos motivadores de Hart e Milstein (2004), que atendem à redução de matéria-prima e de poluição da indústria; trabalhando com mais transparência e responsabilidade; fazendo uso de tecnologias e novos materiais que são mais eficientes, e conseguindo diminuir a pegada do homem no planeta. Suas ações sociais conseguem atender as necessidades de populações que possuem menos condições, contribuindo com a diminuição da desigualdade social.
Hart, S. L. & Milstein, M. B. (2004, maio/julho). Criando valor sustentável. RAE Executivo, 3(2), 65-79 Li, Y.; Zhao, X.; Shi, D.; Li, X. (2014). Governance of sustainable supply chains in the fast fashion industry. European Management Journal, Volume 32, Issue 5, October, Pages 823-836 Stefko, R.; Steffek, V. (2018) Key Issues in Slow Fashion: Current Challenges and Future Perspectives. Sustainability, 10, 2270; doi:10.3390/su10072270.