Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA COMO ORIENTADOR DE UMA ESTRATÉGIA EMERGENCIAL NA PANDEMIA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lana Rodrigues da Costa Farias
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - FGF Responsável pela submissão
2 - RANDAL MARTINS POMPEU
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Faculdade de Economia e Gestão
3 - Ana Luiza Almeida do Monte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR -
4 - MARCUS MAURICIUS HOLANDA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Unifor

Reumo

É notório que os estudos sobre responsabilidade social empresarial (RSE), em especial a Responsabilidade Social Universitária (RSU), assumem peculiar função no processo de formulação de estratégias emergenciais para a sociedade em geral. O Decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020, do Governo do Ceará estabeleceu o isolamento social, impedindo o funcionamento de vários estabelecimentos incluindo escolas e universidades(CEARÁ, 2020).Considerando as universidades, tornou-se necessário indagar como tais instituições se posicionaram em relação aos problemas internos e externos que se sucederam.
Dessa maneira, este estudo propõe-se a responder o seguinte: ações emergenciais podem ser implantadas em um projeto de responsabilidade social universitária em tempos de Covid-19? Para responder a essa questão central, definiu-se como objetivo geral identificar as iniciativas de responsabilidade social em uma universidade por meio de um projeto em andamento, e o que foi feito para prosseguir atendendo a tais demandas no contexto de pandemia. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso na Universidade de Fortaleza – Unifor e seu projeto Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.
As empresas desenvolvem ações em relação às necessidades do público e consideram implantar a responsabilidade social empresarial quando buscam uma melhoria comum tanto para a empresa como para os consumidores (CELIS et al., 2019). A partir do contexto da RSE, surgem as primeiras discussões de RSU. Vallaeys (2014) diz que a responsabilidade social na universidade representa o progresso total do conceito de responsabilidade social. Hoje se analisa uma crescente procura por métodos alternativos de solução de problemas sociais, e a inovação social ganha mais destaque dentre eles (JULIANI,2014).
Nesta conjuntura, no que se refere à abordagem do problema a presente pesquisa considera-se como quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, conduzida como um estudo de caso único.Foi utilizada uma amostra não probabilistica de conveniência de 412 participantes selecionados pela técnica snowball que responderam o questionário pelo formulário submetido na plataforma do googleforms. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva.
Foi aplicado um questionário com os pais de alunos matriculados no semestre 2020.1. Os dados possibilitaram identificar as principais necessidades e a realidade daquele público no mês de maio, quando o contágio por Covid-19 já havia atingido mais de 12.331 casos confirmados em Fortaleza, conforme dados do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado do Ceará de 12 de maio de 2020, prorrogando, a priori por prazo indeterminado, o retorno das atividades de escolas e universidades.
Os resultados mostraram que a instituição examinada foi protagonista em sua atuação na RSU como base de transformação da realidade da comunidade assistida. Evidenciou-se uma experiência representativa em responsabilidade social da Universidade de Fortaleza, como uma visão para atender às necessidades sociais
CEARÁ. Diário Oficial do Estado. Série 3, Ano XII, n. 056, Caderno Único. Casa Civil: Fortaleza, 19 de março de 2020.CELIS, Diana María López; OTERO, Mónica Eugenia Peñalosa; MONTERO, Andrés Rodrigo Escobar; HERNÁNDEZ, José Daniel Sánchez. Análisis de la percepción de los millennials sobre la importancia de la responsabilidad social empresarial (RSE) en Bogota, Colombia. Las Cienciais de Gestión en Latinoamerica, v. 17, n. 4, 2019. VALLAEYS, F. A Responsabilidade Social Universitária: um novo modelo universitário contra a mercantilização. Revista Iberoamericana de Educação Superior, 5(12),2014